Sem dúvidas, toda a tecnologia pode ser muito bem usada. Alguns discordam argumentando que existem tecnologias que atrapalham, mas a verdade é que o problema não é a inovação, mas o seu mau uso.

O problema surge quando aparece uma inovação e não sabemos lidar com ela. Quando teimamos em ficar parado no tempo, só olhando as coisas acontecerem e a vida passar.

Hoje vamos falar de cinco inovações que prometem revolucionar a atual tecnologia para frotas. Está animado? Então acompanhe-nos e não se esqueça de deixar seu comentário!


5. Sensor de pneus

Já imaginou saber o estado de todos os pneus dos caminhões sem precisar olhar um por um para ver como estão? Não fique apenas imaginando, isso já é possível!

Através dessa tecnologia para frotas, você consegue analisar em segundos todas a informação mais importante em relação aos pneus, se está tudo nos conformes ou se precisam de manutenção.

Isso diminui sensivelmente a ocorrência de acidentes e ajuda a manter baixo o valor total da manutenção, tendo em vista a maximização de seu uso e eficiência do pneu.


4. Câmeras de vídeo embarcadas

Hoje em dia, todos facilmente têm acesso a câmeras de vídeo, seja o próprio celular ou pequenas câmeras portáteis. A ideia é integrá-las via internet e realizar um monitoramento 24hrs.

Nunca se sabe quando pode acontecer um imprevisto ou um acidente qualquer. Então, é interessante uma câmera de vídeo estar gravando tudo o que acontece, tanto para registro quanto para segurança.

As evidências em vídeo são praticamente incontestáveis. O condutor se sente mais tranquilo e a carga estará mais segura utilizando esta tecnologia para frotas.


3. Segurança e tecnologia para frotas

Ainda sobre o assunto de segurança, existem outros tipos de inovações específicas quando se fala em segurança para o motorista e para a carga.

Peças que avisam que a sua vida útil está chegando ao fim, alertas preditivos de risco de derrapagem e travas automáticas são apenas o começo desta revolução do mercado de frotas.

Certos tipos de carga ainda poderão estabelecer conexão com a internet, possibilitando que qualquer tipo de furto ou violação possa ser identificado com agilidade.


2. Controle de tráfego inteligente

Mais uma tecnologia para frotas, o controle de tráfego inteligente promete inovar o mercado quanto a sua capacidade de analisar e processar informações, orientando motoristas em tempo real.

Com as ferramentas disponíveis, é possível saber se houve algum acidente na pista mais a frente, qual é a velocidade exata que pode ser empregada em cada estrada e muito mais.

A diminuição do consumo de combustível entrará junto no pacote por tabela, pois esta tecnologia aumenta muito a eficácia do motorista.


1. Integração entre telemetria e telemática

Por fim, mas não menos importante, temos ainda a telemetria e a telemática funcionando de maneira integrada, trabalhando juntas.

Ao somar as duas técnicas, a metodologia traz inovação ao disponibilizar uma gestão única e em tempo real. Monitora o veículo, alerta o motorista e ainda informa o gerente da frota.

Todo e qualquer problema que surgir, poderá ser resolvido em instantes. Qualquer alteração brusca que ocorrer será registrada e informada, tornando a tomada de decisão mais coordenada.


Conclusão

O que achou do artigo de hoje? Gostaria de comentar sobre alguma tecnologia para frotas? Deixe seu comentário e interaja conosco, pois sua participação é importante para nós.E se você quer melhorar a gestão da sua frota, conheça e faça parte do Rede Frota para Empresas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *