Sustentabilidade em postos de combustíveis é uma realidade possível?

Bem, para começar, podemos dizer que não há, em pleno século 21, como as empresas fugirem de sua responsabilidade com o meio ambiente.

Entretanto, essa posição não deve ser adotada somente por causa de exigências dos órgãos reguladores ou para criar uma imagem legal e “fazer média” com clientes.

A sustentabilidade é essencial para que os recursos naturais sejam usados de forma consciente e, em locais como postos de combustível, que os resíduos sejam descartados de forma correta.

Quer saber mais sobre esse tema e ver como a sustentabilidade em postos de combustível é possível? Continue a leitura!

Sustentabilidade em postos de combustíveis: compromisso e diferencial competitivo

A sustentabilidade não é uma obrigação, é imperativo que isso fique bem claro.

Adotar práticas sustentáveis é um compromisso das empresas  com  a preservação dos recursos naturais, a saúde do planeta e em deixar um mundo melhor para as gerações futuras.

Além disso, a sustentabilidade deve ser uma bandeira incorporada à cultura organizacional da empresa.

E mais: a crença de que sustentabilidade e lucratividade não têm andar juntas caiu por terra. Isso, aliás, é um diferencial para as organizações. Já se criou uma consciência ambiental e o novo perfil de consumidor já considera a relação das empresas e a sua responsabilidade ambiental.

Dessa forma, adotar práticas sustentáveis é, na verdade, u diferencial competitivo para os postos de combustíveis.

Como aplicar a sustentabilidade em postos de combustíveis?

O primeiro passo é o gestor ter a compreensão de como as atividades do seu posto afetam o meio ambiente.

Além de o manejo incorreto de produtos químicos poderem provocar explosões e incêndios, a qualidade do ar também é comprometida por essas substâncias.

O descarte incorreto do óleo é outro exemplo, pois pode contaminar o solo e lençóis freáticos.

Mas de que forma ser sustentável? Elaborando um plano de ações que minimizem esses impactos.

Exemplos:

  • Treinamento de funcionários para as ações e práticas de sustentabilidade;
  • Ter uma destinação correta para efluentes;
  • Ter medidas preventivas contra incêndios ou explosões;
  • Promover o descarte correto de resíduos;
  • Promover o destino correto de plásticos e embalagens;
  • Ter um plano para reuso da água de lavagem;
  • Ter um plano de aproveitamento da água da chuva;
  • Ter uma iluminação com lâmpadas LED;
  • Utilizar sensores em banheiros;
  • Aproveitar a iluminação natural.

Quando a sustentabilidade está incorporada à cultura organizacional do posto, o engajamento para a adoção das boas práticas funciona bem mais e o consumidor percebe o compromisso com o meio ambiente.

Gostou do artigo? Compartilhe!

E lembre-se: Rede Frota é o software mais completo para gestão de frotas e pagamentos. Ele engloba várias soluções que facilitam o trabalho do gestor de frotas e o ajuda a trazer mais resultado para a empresa. Clique aqui para conhecer!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *