Como contratar um seguro para caminhões

O seguro para caminhões é um elemento que não deve faltar ao caminhoneiro autônomo. É claro que falar é fácil, mas na prática existem algumas barreiras.

Os dois principais motivos pelos quais caminhoneiros não têm um seguro para caminhões são o montante que isso significa a mais em seu orçamento e a burocracia de seguradoras.

No entanto, não é difícil encontrar opções que facilitam um pouco mais a aquisição do seguro. Além disso, quem atua na profissão deve saber a importância de ter um seguro, principalmente pela natureza de seu trabalho, considerando os perigos e percalços que envolvem a profissão. 

Por isso, selecionamos os principais motivos pelos quais  seguro para caminhões é essencial. Veja a seguir.

Seguro para caminhões: por que contratar? Veja 3 razões

O seguro para caminhões é oferecido por vários tipos de seguradoras e, conforme já dissemos, é preciso procurar pela que consiga melhor atender suas necessidades. 

Agora veja que é importante contratar um seguro por causa de:

1. Problemas mecânicos

Apesar de estar com as revisões em dias e de ter um cronograma de revisões periódicas, as falhas mecânicas podem ocorrer a qualquer momento. Quando isso acontece, ocorre também um efeito dominó: a entrega da mercadoria fica comprometida e atrasa todo o restante do ciclo da cadeia de suprimentos. 

Além disso, não é sempre que se tem um dinheiro à mão para um conserto de emergência. Há dias que ocorrências desse tipo pega desprevenido — o que não acontece com quem tem um seguro que cubra falhas mecânicas.

2. Assaltos e roubo de cargas

Este é um assunto bem delicado e chat de falar, mas é preciso. Sabemos que esse é um dos principais desafios enfrentados pelos motoristas no Brasil. 

Além das cargas, muitas vezes o próprio veículo é levado, o que agrava ainda mais a situação, uma vez que os profissionais ficam seu principal instrumento de trabalho e que, por ser de um valor alto, pode deixá-lo afastado por algum tempo do trabalho, até que consiga adquirir outro. 

Nesse ponto, as empresas de seguro podem emprestar um veículo e até mesmo prestar auxílio para a compra de um novo.

3. Acidentes

Acidentes às vezes acontecem, por mais cuidadoso que seja o motorista. Isso porque a segurança no trânsito não depende somente dele, mas de terceiros e também da boa conservação das estradas. 

Muitas vezes, um caminhoneiro se vê envolvido em um acidente que aconteceu bem à frente, mas que envolveu vários veículos que circulavam atrás. Isso pode envolver batidas que danifiquem o caminhão, ou seja, imprevistos. 

Como contratar uma boa seguradora?

Agora que você viu três dos principais motivos pelos quais deve ter um seguro para caminhão, veja o que considerar na hora de contratar uma seguradora:

  • conheça a reputação que a seguradora tem no mercado. Verifique o que clientes falam sobre ela e se há muitas reclamações registradas;
  • faça simulações do seguro, para ter uma base do que ele cobrirá e de quanto será o valor comprometido mensalmente;
  • faça uma lista de prós e contras de cada opção que você pesquisou, assim fica fácil identificar qual é a melhor. 

Gostou das dicas? Antes de ir, saiba que a Rede Frota também tem o compromisso de ajudá-lo em situações de emergência. 

Para mais segurança financeira nas estradas, você pode contar como um  cartão de crédito para abastecimento e que pode tirá-lo do sufoco nas viagens. 

Seja caminhoneiro ou transportadora, a Rede Frota tem a opção certa para você.

Deixe seu comentário abaixo e nos vemos no próximo post!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!