
- 1 de outubro de 2019
- |Caminhoneiros
- | 2.084
- 0
O dia a dia do caminhoneiro é sempre intenso e, muitas vezes, a saúde não recebe a atenção que merece. Para quem trabalha nas estradas, é extremamente importante estar com a saúde física, mental e psicológica em dia. Por isso, é preciso ter alguns cuidados.
No post de hoje, você vai conhecer quais são os principais problemas de saúde que os caminhoneiros enfrentam e os cuidados que você deve ter para manter-se saudável.
Quais são os principais problemas de saúde dos caminhoneiros?
Longas horas atrás do volante pode acabar prejudicando a saúde. Abaixo você confere os dois principais problemas de saúde que os caminhoneiros podem enfrentar:
Depressão
Muitas vezes, o caminhoneiro dirige sozinho. Com longas viagens, longe da família e amigos, a depressão pode se manifestar e causar muitos efeitos negativos.
Ansiedade, mudança de humor frequente, tristeza profunda, angústia, falta de concentração, falta de apetite e isolamento social são alguns dos sintomas.
Vale lembrar que apenas um profissional formado é capaz de diagnosticar a doença, ou seja, se você sente um ou dois sintomas apenas, não significa exatamente que você esteja com depressão. No entanto, é sempre importante consultar um Psicólogo.
Excesso de peso e obesidade
Como a rotina de exercícios geralmente fica em segundo plano, o excesso de peso acaba sendo um dos problemas de saúde também.
Muito além da aparência física, o excesso de peso pode elevar o colesterol e aumentar as chances de infarto, além de causar insônia e falta de ânimo, entre outros.
3 cuidados com a saúde que você deve ter
Assim como para a maioria das pessoas, é possível prevenir certas doenças com boa alimentação e exercícios regulares. Para isso, separamos algumas dicas. Confira:
A postura
Trabalhar sentado pode passar uma ideia de conforto, só até certo ponto, pois esconde alguns perigos.
Faça alongamentos regularmente e sente-se de forma que favoreça a sua coluna. Aproveite as paradas nos postos para caminhar pela loja de conveniência, por exemplo.
A alimentação
Ser caminhoneiro tem as suas vantagens e uma delas é conhecer a gastronomia de todo o país. As delícias de Goiás, do Norte e por aí vai.
A alimentação saudável é um fator importante, pois além de ajudar a repor as energias, reforça o corpo para aguentar os dias pelas estradas.
O sono
Simples, curto e direto: todo caminhoneiro precisa parar para descansar.
Para quem vive nas estradas, dirigindo longas horas, uma noite bem dormida é essencial, especialmente para manter o corpo em alerta durante o tempo que estiver dirigindo.
Leia o nosso artigo de 7 dicas para combater o sono dirigindo a noite.

Viu só como não é difícil manter a saúde em dia? Portanto, não a deixe para última hora. Com as dicas de hoje você não tem mais desculpa para não se cuidar. Comece agora!
Se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhá-las com seus amigos.