Devido não somente a alta competitividade no mercado, mas também a crise econômica, sem falar na alta cobrança de impostos, muitas companhias vêm sentindo o impacto desse contexto turbulento. Para que seja possível se manter competitivo e fazer a empresa continuar crescendo, é essencial efetuar a redução de custos.

Isso obviamente também vale para a empresa que possui uma frota a disposição. Sendo assim, daremos adiante algumas dicas de como fazer a redução de custos para as empresas que são proprietárias de alguma modalidade de frota.

 

1. Negociação com fornecedores é essencial para a redução de custos

Um dos passos mais importantes para promover a redução de custos na empresa é procurar renegociar com os fornecedores.

Parar para analisar todas as compras efetuadas nos últimos tempos, assim como os serviços contratados é essencial para saber onde, quanto e como os recursos da companhia estão sendo gastos.

Nesse sentido, vale a pena pensar se os fornecedores que você utiliza atualmente são realmente a melhor opção ou se existem outras mais baratas e mais eficientes. Trocar os fornecedores pode ser eventualmente uma alternativa viável para reduzir custos.

 

2. Invista pesado em capacitação e treinamentos

É inegável que quanto mais a equipe de colaboradores for qualificada, melhores serão os resultados obtidos. Afinal, quanto mais aptos eles estiverem para o trabalho, melhor será o seu desempenho e a sua produtividade.

Por outro lado, quando uma equipe não possui uma boa capacitação ou está desmotivada, os custos para a empresa acabam sendo muito maiores. Assim sendo, se houver recursos disponíveis, invista em cursos externos ou palestras para os funcionários. Caso não seja possível, incentive os próprios gestores da companhia a fazerem treinamentos com a equipe.

 

3. Realize a otimização das rotas

As rotas percorridas implicam em um custo considerável para a empresa, pois quanto mais longo for o trajeto, mais combustível será gasto, maior será o desgaste dos pneus, maior será o tempo de viagem.

Por outro lado, quando as rotas são otimizadas, pode-se economizar em uma série infindável de aspectos. Contudo, traçar rotas mais eficazes não é uma tarefa fácil, pois apesar de haver muitos trajetos disponíveis, nem todos são passíveis de serem acessados.

Uma forma de facilitar esta atividade é usando um software de gestão de frotas, que permitirá, dentre outras coisas, otimizar as rotas.

 

4. Digitalização de documentos

Pode soar bobagem, mas uma das coisas que impactam bastante na redução de custos é a digitalização de documentos. De fato, o gasto com papel é muito grande, sobretudo para quem tem uma frota, que demanda uma série de documentos ao longo do processo produtivo.

Desse modo, uma excelente forma de economizar é digitalizando documentos. Além de se economizar com papel, otimizam-se as atividades, pois fica mais fácil e rápido procurar a documentação em algum sistema.

 

5. Diminuir os custos com combustível

Os gastos com combustível estão entre os maiores de uma empresa que tenha uma frota, independente da quantidade ou tipo de veículo. Por essa razão, para que a redução de custos seja efetiva, é fundamental diminuir os custos com combustível.

Para isso ser possível, é preciso fazer um controle a respeito, analisando os potenciais maus hábitos no abastecimento, verificar a eficiência da frota, acompanhar as manutenções, entre outras coisas.

 

Reduzindo custos e aumentando o crescimento

Indubitavelmente, quando você se empenha na redução de custos, todos os processos realizados dentro da companhia são analisados sob uma perspectiva diferenciada, proporcionando como consequência o aumento da produtividade e da competitividade no mercado.

Quer reduzir os gastos com combustível em até 10%? Então entre em contato conosco e conheça o sistema Rede Frota, a sua mais nova solução para isso!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!