A recolha de notas fiscais é um serviço automatizado de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos que permite a restituição de ICMS retido.

Administrar frotas, empresas e operações pode ser uma tarefa complicada. Com isso em mente, muitos gestores passam seus dias pensando em métodos, práticas e soluções para simplificar essas rotinas, entregando velocidade à gestão e resultados ao faturamento. Aproveitamos esta oportunidade para apresentar os benefícios da nota fiscal online.

Aqui você terá acesso às melhores informações sobre o tema, entendendo a importância e a funcionalidade desse documento fundamental para o controle da sua operação. Sem mais demoras, acompanhe!

O conceito e o propósito da nota fiscal online

Também conhecida como NFe, essa é a solução digital para a emissão desses documentos fiscais. Conceitualmente, a nota online surgiu com a missão de aposentar as notas físicas, reduzindo custos operacionais e aumentando a sustentabilidade no cotidiano das empresas.

Inicialmente, a popularização do sistema encontrou alguns obstáculos, já que a Secretaria da Fazenda precisou desenvolver toda uma infraestrutura virtual para admitir novos cadastros e sincronizar os documentos com o seu banco de dados.

Hoje, estamos bem distantes desse passado obsoleto, e já convivemos em um cenário em que boa parte das empresas utiliza a solução digital para agilizar seus processos, automatizando a comunicação com a Secretaria de Fazenda e gerando mais transparência contábil para o dia a dia dos negócios.

As 5 maiores vantagens da recolha de notas fiscais eletrônicas

De certo modo, a NFe é uma solução perfeita para o Estado, oferecendo mais controle e vigilância para o fisco brasileiro. Para as empresas — principalmente as transportadoras —, no que isso realmente ajuda? Dê uma olhada!

1. Economia

O corte de custos é a principal de todas as vantagens, sobretudo do ponto de vista do gestor da frota. Com o recolhimento de notas eletrônicas, a sua empresa pode economizar até 30% dos valores gastos em abastecimentos — segundo o benefício para o ressarcimento do crédito ICMS.

2. Organização

Um dos maiores desafios da gestão é a documentação das notas fiscais de maneira coerente. Com a recolha de NFes você consegue conciliar esses arquivos, agrupando as notas de acordo com o estado de emissão (emitida ou pendente), por abastecimento, tempo ou ciclo de fechamento.

3. Atualização

Esqueça a defasagem dos documentos impressos. As notas eletrônicas podem ser emitidas, visualizadas e verificadas a qualquer momento, em tempo real. Isso acontece porque os sistemas de NFes são conectados diretamente aos servidores da Secretaria da Fazenda, agregando velocidade e confiabilidade à operação.

4. Gestão

Com documentos físicos, toda a gestão depende de gabinetes, leituras e organizações manuais. Com a versão eletrônica, o gestor pode acompanhar rapidamente uma série de relatórios sobre os documentos, conferindo históricos personalizados sobre os abastecimentos, valores e notas.

5. Facilidade

Assim como acontece com qualquer solução informática, as NFes eliminam etapas desnecessárias, como o contato com os postos para solicitar a emissão e o envio das notas. Com um sistema de recolhimento automático, você elimina essa etapa e passa a contar com mais autonomia no controle da sua operação.

Como o Rede Frota pode ajudar

O sistema de gestão de abastecimentos do Rede Frota não só ajuda com o controle de abastecimentos, acompanhamento em tempo real do preço do diesel e outros, como também facilita a vida de quem precisa recolher as notas fiscais.

A recolha de notas fiscais é feita toda pelo sistema, assim ninguém mais precisa perder tempo correndo de posto em posto e ainda se estressar com isso.

Agora é tudo muito mais simples! Conheça nosso sistema de gestão de abastecimentos e agilize seus processos na gestão de frotas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *