Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante para qualquer empresa conhecer o comportamento do consumidor. Principalmente em empresas de commodities em que os produtos são vistos pelos clientes como de necessidade básica e sem diferenciação. Por isso, traçar estratégias inteligentes é fundamental para prosperar.

Postos de gasolina se encaixam nesse contexto, servindo aos clientes apenas em momentos de conveniência. Entretanto, a aplicação da metodologia do sucesso do cliente pode ajudar a valorizar a sua empresa, fidelizando clientes recorrentes e ainda conquistando novos. Saiba o que você pode fazer para aproveitar essa ideia!

O que é o sucesso do cliente?

É uma metodologia empresarial que tem como objetivo desenvolver ações para manter seus clientes por mais tempo e, consequentemente, gerando mais receitas recorrentes.

Aplicar o sucesso do cliente consiste em fazer com que seus clientes alcancem os resultados desejados a partir dos pontos de interação com a sua empresa. Isso significa que você deve incrementar seu negócio com alguns benefícios que façam o cliente perceber sua empresa como ponto chave para as realizações dele.

Achou complicado? Não se preocupe, acompanhe nossas dicas que você perceberá como é simples e efetivo.

Como aplicar o sucesso do cliente em um posto?

O posto de gasolina é um estabelecimento que lida com muitos desafios, como a alta variação dos preços e a grande rotatividade de clientes. Ainda assim, existem várias oportunidades de aplicar o sucesso do cliente.

O primeiro passo é internalizar que você precisa entregar mais do que o cliente espera. Não basta ser um vendedor de combustível, é preciso ser um serviço de facilitação para motoristas. Vamos falar sobre alguns pontos que você pode trabalhar.

Atendimento e manutenção

Sua equipe precisa ser solícita e demonstrar preocupação com o bem-estar do motorista e com o estado do veículo. Ter um calibrador anexo à bomba de combustível e já oferecer reposição de água, conferência de nível do óleo e calibragem de pneus durante o abastecimento é um diferencial.

Seu cliente ficará feliz ao perceber que não precisa descer do carro, se deslocar, se sujar ou gastar tempo com essas tarefas.

Serviços de fidelidade

Oferecer vantagens de fidelidade é uma boa alternativa para manter a estima e a recorrência dos seus clientes. Busque oferecer vantagens na compra de combustível ou em serviços adicionais, como trocas de óleo, lavagem e aspiração. Outra alternativa é associar benefícios da fidelidade com a loja de conveniência.

Estabeleça parcerias estratégicas

Frotas representam um grande potencial de clientes recorrentes e que podem representar uma receita certa para o seu posto. Dessa forma, ter uma parceria voltada a esse público pode fazer toda a diferença.

Um exemplo é ser parceiro credenciado de um sistema de gestão de abastecimentos e notas fiscais, como o Rede Frota. 

Dessa forma, você parceiro de um sistema inteligente e automático, com várias vantagens ao cliente, que facilita processos e evita problemas como eliminar desvios de rotas e extravios de combustível, tem tudo para ajudar a garantir o sucesso do seu cliente.

Além de aplicar todas essas sugestões, esteja atento ao seu pós-venda, pergunte sobre o rendimento do combustível e disponibilize pesquisas de satisfação. 

O cliente deve entender que o seu posto é um facilitador e que utilizando seus serviços, ele tem mais a ganhar que em outros estabelecimentos. Assim você garante o círculo virtuoso do sucesso do cliente.

Como ser um credenciado Rede Frota

Para ser um posto credenciado Rede Frota, acesse nosso site e vá no menu “Rede credenciada” → “Faça parte”.

Depois é só clicar no botão “Candidatar meu posto agora” e pronto. Só aguardar nosso contato.

Caso tenha alguma dúvida, fale conosco!

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *