Com certeza não dá para viajar sem bons pneus, então como fazer para mantê-los sempre em bom estado e ainda reduzir o desgaste natural que eles sofrem na estrada diariamente?

Hoje trouxemos sete dicas para manutenção de pneu de caminhão. Anote-as e coloque-as em prática a fim de conservar seus pneus e, também, economizar dinheiro.


7 . Manutenção confiável

Evite borracheiros de quinta categoria, amadores e sem habilidades técnicas. Muito menos adquira pneu de caminhão que não seja original. Opte sempre por pneus de marcas consolidadas e com boas referências.

Nem adianta tentar economizar nisso, pois você só terá dor de cabeça depois e os prejuízos futuros não compensam. Desgaste precoce, substituição antes da hora e perda da eficiência na rodagem são consequências deste descuido.


6 . Calibragem dos pneus

A dica é fazer isso com o pneu ainda frio e sempre respeitar o limite de calibragem, sem exagerar e encher a mais, pois isso não ajuda em nada. Lembre-se de verificar o estepe também.

Um simples ato de calibrar os pneus antes da viagem e depois checar se eles ainda mantém sua calibragem no decorrer da viagem irá ajudar a economizar combustível e a manter a integridade do pneu de caminhão.


5 . Habilidades de pilotagem profissional

São muitas as vantagens de se dirigir com atenção e cuidado. Quando você freia de maneira brusca, ou até mesmo acelera do nada, o pneu de caminhão vai trabalhar de maneira mais forçada.

Obviamente, isso causa um desgaste maior e desnecessário nos pneus. Procure exercer todas as suas habilidades na pilotagem e evite manobras exageradas, sem necessidade.


4 . Prevenir é sempre melhor

Verifique a capacidade de carga que seu pneu de caminhão aguenta. Prevenir multas e garantir a sua segurança e a de terceiros devem ser prioridades, além da manutenção dos pneus.

Fique de olho nas condições dos pneus com frequência. Não espere até estarem mais do que carecas para tomar as providências cabíveis. Ande sempre dentro da lei.


3 . Rodízio de pneus

Pode parecer simples demais dizer isso, porém realizar no tempo certo o rodízio do pneu é essencial para sua eficaz manutenção.

É absurdo o tanto que você economiza ao efetuar o rodízio, pois o desgaste natural será minimizado apenas alternando as posições e trocando o peso sofrido por cada um dos pneus.


2 . Limpeza do pneu de caminhão

A limpeza deverá ser realizada a fim de remover pequenos galhos, pedras e detritos pontiagudos que, porventura, fiquem presos durante as viagens e vão gastando a borracha dos pneus.

Outros resíduos de sujeiras, como graxa, lubrificante ou óleo podem ficar impregnados em seu pneu, fazendo com que acidentes possam acontecer com maior facilidade.


1 . Alinhamento atualizado

Um item deixado de lado algumas vezes, o alinhamento da direção deve estar sempre em dia. Isso vai contribuir muito para a manutenção dos pneus, além de ajudar na estabilidade do caminhão.


Conclusão

Gostou das nossas sete dicas para manutenção de pneu de caminhão? Deixe um comentário e interaja conosco, fale sobre o que você já tem colocado em prática!Para mais dicas de viagens, acompanhe nosso blog Rede Frota e inscreva-se para receber mais conteúdo via e-mail. Também conheça o nosso cartão Rede Frota e peça já o seu!

1 Comment

  1. José Pedro Ribeiro
    3 de julho de 2019 at 19:10

    Legal Boa ideia

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!