Uma gestão estratégica de frotas prevê alguns passos que são fundamentais para que seja feita de forma eficiente e com resultados efetivos. 

Sabemos que é um grande desafio, considerando que tão grandes quanto a malha rodoviária do país são os desafios que gestores de frota enfrentam diariamente. 

Inovar pode parecer complicado, mas se a estratégia for bem planejada, há a possibilidade de se conseguir reduzir custos de transporte e melhorar o desempenho logístico da organização.

Sendo assim, se você quer otimizar a gestão da frota da empresa, deve conferir as 5 estratégias abaixo. Acompanhe!

Como fazer uma gestão estratégica de frotas de forma eficiente

  1. Realizar a manutenção preventiva da frota de caminhões

A boa condição dos veículos é um dos pilares de uma boa gestão de frotas. Cada variável deve ser monitorada, além de se ter um checklist para ser seguido antes de cada viagem.

Por isso, a  manutenção preventiva, além de garantir a segurança do motorista, reduz custos nos transportes. Como resultado, a economia se dá tanto por não ser preciso gastos inesperados com peça quebrada quanto por não ter veículo parado. 

  1. Criar um planejamento de rotas

O planejamento de rotas delimita os melhores percursos e economizar combustível e tempo de transporte. Além disso, pode aprimorar o serviço da transportadora e prevenir custos. 

Dessa forma, para definir percursos é necessário avaliar as restrições de cada cliente, como horários e ordem de recebimentos. Sem que se tenha essas informações, o risco de devoluções e mais custos com novas entregas é muito provável.

  1. Acompanhar tendências e mudanças do mercado

Com um mercado bastante dinâmico, o gestor deve estar sempre atento às novidades e tendências. 

Novos serviços, novas tecnologias, indicadores, produtos…tudo vale a pena conhecer e até mesmo aplicar o que pode ser útil ao negócio. 

Conhecer, estudar e acompanhar o mercado ajuda a antecipar demandas e se preparar para períodos de oscilações, que podem afetar as atividades da empresa. 

  1. Treinar motoristas e equipes

A gestão de pessoas é crucial em qualquer negócio, na caso de frotas, treinar motoristas é crucial para o negócio. 

É preciso lembrar que a eficiência da gestão da frota passa pelas mãos desses profissionais. Os motoristas são a ponta do processo logístico e lidam diretamente com os veículos.

Por isso, quando mais experiente e capacitada for a equipe de motoristas, melhor será o desempenho dos veículos e, consequentemente, menores os gastos da empresa.

  1. Facilitar abastecimentos e pedágios

Para otimizar o tempo gasto no deslocamento da frota e também a gestão financeira da empresa, cartões automáticos são uma excelente solução.

Seja para pedágio seja para abastecimento, os cartões de abastecimento e de pedágio facilitam demais a vida dos motoristas. Além disso, também ajudam a melhor organizar o controle financeiro dos custos da frota. 

Se você gerencia uma empresa de veículos, uma eficiente gestão não pode faltar. Que tal melhorar ainda mais o controle da sua frota?

O Rede Frota te ajuda a garantir o total controle da sua frota. Através de informações precisas você evite fraudes, reduz seus custos e aumenta a produtividade do seu negócio.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas. Se quiser, pode deixar sua opinião nos comentários. 

Nos vemos na próxima postagem!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *