Quantos filmes sobre caminhoneiros você já viu? Tema bacana, não? Pois é, hoje resolvemos diversificar um pouco e trazer o entretenimento ao seu dia a dia atribulado.

De quantas formas já foi abordada a profissão de caminhoneiro na ficção? Quem foram os atores que se destacaram nessa tão nobre função? Qual foi o enredo central?

Vamos ver tudo isso a partir de agora!

5 filmes sobre caminhoneiros que você deve ver

Vamos começar nossa lista de filmes divertidos, curiosos, inspiradores, aterrorizantes ou de muita aventura envolvendo a vida nas estradas. 

Vamos lá, do quinto ao primeiro colocado.

3. Carga Pesada: A Grande Viagem – O Filme (2003)

É claro que não podemos deixar de fora de nossa lista um filme brasileiro. Adaptado da série, Carga Pesada: A Grande Viagem traz às telonas os personagens Pedro e Bino, vividos pelos atores Antônio Fagundes e Stênio Garcia. 

O enredo é a tentativa de Bino fazer Pedro se casar. Ele não quer, mas recebe um telefonema de Rosa, e então marca um encontro com ela em Fortaleza, então começam as aventuras dos dois no percurso até seu destino.   exibida em 2003. Bino aconselha Pedro a se casar, mas ele reluta até receber a ligação de Rosa e marcar um encontro em Fortaleza. No percurso, as aventuras perseguem os caminhoneiros.

4. Encurralado (1971)

É um filme antigo, mas que vale muito a pena assistir. Podemos dizer que se trata de um filme de suspense. Nele, o personagem vivido pelo ator Dennis Weaver está na estrada quando começa a ser perseguido por um caminhão tanque enferrujado. 

Um dos pontos mais curiosos do filme é que o motorista do caminhão nunca aparece — é claro que para dar mais suspense à história, né? A perseguição ocorre a níveis mortais, mas nem vamos contar muito, pois se você ainda não viu, perde a graça contarmos aqui. 

Só mais um comentário: o filme é dirigido por Steven Spielberg, que, pelo jeito, se preparava para pouco tempo depois aterrorizar novamente, dessa vez com Tubarão.

3. Black Dog – Estrada Alucinante (1998)

Jack Crews, interpretado por Patrick Swayze, faz um trabalho bem complicado. Ele precisa pagar sua hipoteca da casa, por isso decide aceitar.

Só que ele perdeu sua licença de motorista depois de um acidente e pode ser preso por isso. Para complicar ainda mais a trama, a carga que ele precisa transportar é de armas ilegais. O que será que acontece?

4. Comboio (1978)

Outro filme dos anos 70 que tem como tema a profissão de caminhoneiro. Neste filme, o caminhoneiro Rubber Duck, interpretado por Kris Kristofferson é  roubado por um xerife, em um caso de corrupção policial.

Revoltado, ele convoca um protesto com centenas de caminhoneiros. Surge então uma cena fantástica, com caminhões diversos e que mostra e união e o companheirismo dos amigos da estrada.

1. Falcão – O Campeão dos Campeões (1987)

Impossível começar a escrever este tema sem começar pelo famoso caminhoneiro Lincoln Hawk, que no Brasil ganhou a tradução de “falcão” (hawk). 

O filme é icônico, e o protagonista é ninguém menos que Sylvester Stallone. O filme tem um excelente enredo, de um pai que faz de tudo para se aproximar do filho. A mãe do menino está doente e o pai, um ricaço, não quer que o menino tenha contato com  Falcão. 

O filme tem cenas ótimas, com muitas disputas de braço e cenas no caminhão. Uma delas, aliás, é a nossa preferida: a que Falcão ensina o filho a dirigir seu caminhão. 

Agora, vamos deixar uma pergunta e dois desafios sobre o filme Falcão:

Pergunta: Qual a sua cena preferida do filme? 

Desafios:

1. O personagem tem um ritual que marca várias cenas, qual é?

2. Qual caminhão é o do Falcão?  

          a) um Autocar A64

          b) um Volvo White WIM 64T

E então, gostaram de nosso artigo de hoje? Respondam nos comentários os desafios e compartilhem com os amigos!

Se quiserem adicionar mais filmes à lista, coloquem aí nos comentários também!

Até nosso próximo post!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!