Como fidelizar o cliente de postos de combustíveis

Como fidelizar o cliente: essa é uma questão que faz toda a diferença no meio empresarial. 

Qualquer tipo de negócio tem como seu principal objetivo atrair clientes. São os consumidores que dão vida aos negócios e que dão o start no fluxo de movimentação financeira e de produtos.

No segmento de postos de combustíveis não é diferente. No entanto, há uma especificidade, que torna o desafio ainda maior para o setor: o cliente normalmente o consumidor escolhe pelo preço ou pelo posto mais próximo de casa ou em sua rota. 

Isso dificulta um pouco o trabalho de reter o cliente — mas não impossibilita. O que fazer então para fidelizar o cliente? É o que veremos a seguir. 

Como fidelizar o cliente em 5 dicas imbatíveis

Tanto para atrair quanto para fidelizar é necessário o uso de todas as técnicas e práticas disponíveis para que se encontre soluções estratégicas. 

Veja cinco delas:

  1. Fazer treinamentos e preparar os colaboradores

O atendimento conta muitos pontos na escolha do consumidor por determinado posto. Todo mundo gosta de um atendimento atencioso e confiável e esse é um dos aspectos que faz um cliente retornar. 

Esse é o momento de a gestão de pessoas entrar em cena e promover treinamentos e capacitações com periodicidade. Além disso, é preciso gerir as equipes de forma que colaboradores despreparados sejam inseridos aos poucos no atendimento e não tenham, pelo menos nos primeiros dias, o primeiro contato com o cliente.  

É importante que tenham procedimentos padrões de atendimento, tanto para a abordagem ao cliente quanto à execução dos serviços. Outro ponto importante é que conheçam as políticas de posto, como sobre o que fazer em casos de problemas com o cartão cliente, por exemplo. 

  1. Investigar a concorrência

Fazer benchmarking é fundamental em qualquer negócio. Melhorar as práticas do seu negócio inspirando-se em outras empresas. 

Importante lembrar que a prática não só dá ideias do que se pode inovar e replicar, como também mostra ideias e estratégias que podem não ser boas para o negócio — por não ter dado certo, por exemplo.

  1. Diversificar a oferta de serviços e produtos

Oferecer além do abastecimento também é um recurso que dá resultados quando se trata de fidelizar o cliente. Muitas pessoas gostam de praticidade, ou seja, de resolver vários problemas em um mesmo local — abastecer, lavar o carro, fazer serviços de borracharia etc. 

Ter vários serviços no posto com certeza é um grande diferencial em relação à concorrência. Destacamos também as lojas de conveniência – melhor ainda se tiver um espaço onde o cliente possa sentar, tomar um café e comer algo, enquanto espera pelos serviços. 

Dependendo do local, o posto pode ter outras facilidades, como restaurante, farmácia, locadora de veículos, lavanderia etc. Quem é motorista profissional e vive na estrada certamente será fidelizado por espaços que oferecem vários recursos. 

  1. Oferecer descontos e programas de fidelidade

O desconto no valor do combustível é algo que sempre atrai o cliente. Se deve apostar também em outros tipos de promoção, uma vez que nem só o desconto atrai interessados — bônus, prêmios, brindes ou combos de serviços e produtos também são um chamariz e pode fazer o cliente voltar mais vezes ao posto. 

  1. Oferecer boas experiências no pagamento

Além de um preço bom, disponibilizar formas práticas e cômodas também pode agradar seu potencial cliente. Além das várias possibilidades em formas de pagamento, oferecer um atendimento fácil, de forma que ele nem precise sair do carro vai fidelizar quem está sempre com pressa e aprecia esse tipo de facilidade.

É importante lembrar que postos de combustíveis têm um público bem diferenciado. Caminhoneiros, por exemplo, são contemplados com opções que os ajudem em momentos de aperto nas estradas. Um cartão de crédito para abastecimento, por exemplo. 

Ter segurança financeira é fundamental para motoristas, por isso a Rede Frota conta com essa solução. Seja caminhoneiro ou transportadora, temos a opção certa para você. Confira!

Comente e compartilhe nosso post de hoje! Nos vemos na próxima semana!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!