A economia de combustível tem sido algo fundamental para as empresas de transporte atualmente. Afinal, o diesel vem aumentando cada vez mais em nosso país. Como resultado, muitas empresas acabam sendo prejudicadas.

 

Desse modo, cabe aos gestores realizar as tomadas de decisões no intuito de reduzir custos. O mais importante é fazê-lo de forma analítica com ações eficientes.

 

Em função disso, desenvolvemos este conteúdo com algumas recomendações estratégicas para sua empresa se destacar no mercado, mesmo em tempos de crises na economia. Acompanhe!

Economia de combustível é possível! Saiba como:

Pneu sempre calibrado dá resultado

Embora o ato de calibrar pneus seja bastante frequente na rotina de um motorista de caminhão, é possível associá-lo à economia de combustível.

 

Isso porque proporciona mais tempo de uso à peça. Além disso, auxilia na realização de viagens mais seguras. Vale salientar que o processo deve ser realizado sempre antes de iniciar o trajeto.

Nada de dirigir em ponto morto

Quando o motorista opta por dirigir em ponto morto, ele pode estar colocando a caixa de transmissão em risco. Ademais, a marcha também pode sofrer danificações.

 

Vale lembrar que em alguns modelos novos de caminhões, quando o motorista aciona o freio, a injeção de diesel bloqueia de forma automática. Ou seja, a prática de manter o caminhão engrenado isenta o uso do combustível.

 

Aliás, o caminhão nesta condição, permite ao motor a ideia de marcha lenta, portanto, acaba puxando mais combustível que o normal.

Trocas de marcha de forma correta

Quando o motorista troca a marcha corretamente, o caminhão não acelera desnecessariamente, nem perde sua velocidade. Isso porque o veículo não desgasta o motor, economizando combustível.

 

Em contrapartida, diminuir a velocidade demais também não é recomendado. Afinal, a falta de velocidade promove a redução de marcha e, consequentemente, repetição do movimento.

 

Em outras palavras, o exagero de qualquer modo aumenta a utilização do diesel. Assim, o ideal é utilizar a aceleração mediana, que não ultrapasse a média nem reduza ao extremo.

Nada de carga em excesso

Embora muitas pessoas acreditem que esta ação é sinônimo de economia, isso é um grande equívoco. Afinal, quanto mais carga o caminhão receber, menos diesel será economizado, considerando que o veículo precisará de força.

 

Para solucionar isso, oriente sua equipe para aproveitar todos os espaços existentes no caminhão. Isso pode ser feito através de uma organização sistematizada. Além disso, essa prática é proibida por lei. Ou seja, você também não precisará pagar multas desnecessárias.

Rotas planejadas otimizam o tempo e economizam combustível

O planejamento de rotas também significa economia de combustível. Isso porque o motorista evita dirigir por trajetos inadequados ou mais longos. Não podemos esquecer do fator segurança. Já imaginou o prejuízo da empresa ao ter uma carga assaltada? 

 

Preservação nunca é demais. Então, amigo gestor, sempre tenha em mãos suas rotas adequadas, permitindo a chegada ao destino no horário, sem necessidade de gastos exorbitantes.

Motoristas treinados e monitorados entregam resultados

Outra recomendação para economia de combustível, é realizar o treinamento com o motorista. Sendo assim, você deve orientar seus motoristas a realizarem as seguintes técnicas:

 

  • Não desligar o veículo em congestionamento;
  • Não realizar freadas e arrancadas buscar mente;
  • Melhorar a utilização do ar condicionado.

 

Isso pode ser feito através de um curso de capacitação oferecido por sua empresa aos funcionários. Desse modo, você poderá conscientizá-los, melhorando os resultados.

O plano de manutenção preventiva e periódica deve funcionar

Como falamos anteriormente, prevenção nunca é demais. Essa frase ganha mais sentido quando o gestor de frota planeja revisões frequentes em seus caminhões. Afinal, os veículos funcionam semelhantemente ao corpo humano.

 

Ou seja, quando surge um problema que não é vistoriado, a tendência é ficar pior. Por outro lado, se houver uma manutenção adequada das peças comprometidas, principalmente as ligadas ao combustível, a economia de diesel acontece.

Uma rede de postos confiáveis é o segredo para a economia de combustível

Como mencionamos no início deste conteúdo, atualmente, no Brasil, o combustível sofre muitas variações. Desse modo, ocorre uma diferença de valores em cada posto, consequentemente.

 

Então, para não cair em um golpe, sempre faça pesquisas e mantenha um posto confiável para abastecer os caminhões de sua Frota. Claro, visando sempre o valor mais acessível.

 

Além disso, esta medida também gera um controle de abastecimento. Já que você poderá trabalhar com notas fiscais naquele posto. 

O Rede Frota é a solução

Com o sistema Rede Frota é possível fazer o controle de abastecimentos e notas fiscais por caminhão, gerar relatórios necessários para o fechamento e monitoramento dos veículos. Além disso, você também acompanha o preço do diesel em tempo real, as médias por abastecimento, dentre outras opções.

 

Vale ressaltar que esses acompanhamentos são fundamentais para a economia de combustível. Por isso, conheça a solução Rede Frota para controle de abastecimento e notas fiscais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *