
- 3 de julho de 2020
- |Proprietários de Postos de Combustível
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O e-mail marketing ainda é uma ferramenta de resultados? É uma opção que pode ser utilizada em postos de combustíveis? Descubra as respostas neste artigo!
Para começar, você precisa saber de uma coisa: e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias para os negócios. Por ser um meio efetivo de conexão com o público, se torna uma solução simples para atrair mais clientes para o posto de combustível.
Quer saber mais? Continue com a leitura!
Afinal, o que é e-mail marketing?
E-mail marketing é um instrumento de marketing direto, que faz a ponte entre os serviços de uma organização e seus potenciais clientes, a partir de um disparo de mensagens.
O e-mail marketing é aquela mensagem que todo mundo tem em sua caixa de e-mail: oferta de um produto ou desconto; informes sobre novos produtos ou serviços etc. Ele normalmente é direcionado a um público segmentado, que podem estar dispostos a se tornar cliente de um negócio.
Para alcançar esse público, as empresas oferecem conteúdos relevantes e atrativos aos destinatários, tornando isso uma estratégia de comunicação eficaz com os consumidores.
Não se trata de uma prática invasiva, uma vez que o destinatário consente com o recebimento e, caso não queira mais, pode fazer seu descadastramento a qualquer momento.
Por que optar pelo e-mail marketing e quais seus resultados?
Alguns dados mostram que o e-mail marketing é uma ótima estratégia para aumentar a cartela de clientes do posto de combustível.
A Inova Tecnologias conduziu uma pesquisa que apontou que 76% dos consumidores têm preferência por receber e-mails com conteúdos relevantes, com ofertas, inclusive. Mas se o conteúdo do email for apenas um anúncio de serviço ou produto, essa porcentagem cai para 45%.
Várias outras agências — nacionais e internacionais — têm feito, ao longo dos anos, pesquisas sobre a eficácia do e-mail marketing.
A Rock Content compilou várias delas em um artigo, das quais selecionamos algumas como exemplo:
- 61% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais semanalmente — Marketing Sherpa
- 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por email do que via redes sociais. — MarketingSherpa
- Um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter — CampaignMonitor
- 72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. — MarketingSherpa
Esses são apenas alguns dos dados colhidos de pesquisas sobre preferências do consumidor e estatísticas sobre recebimento/abertura de e-mails. Os resultados mostram que campanhas bem elaboradas têm forte potencial para atrair novos clientes.
A importância do e-mail marketing em tempos de pandemia
A estratégia de e-mail marketing nunca foi tão importante quanto em momentos em que empresas precisam urgentemente encontrar meios para realizar vendas. O surto global de Covid-19 é um desses momentos.
O momento é incerto, por isso requer baixos investimentos. Dessa forma, o e-mail marketing surge como alternativa para impulsionar as vendas em um momento de crise.
Duas dicas são essenciais para que a estratégia funcione:
- Envie conteúdo relevante. Prenda a atenção do seu leitor, o faça ter vontade de ler o que você tem a dizer.
- Caso não tenha uma boa lista de contatos, nem pense em comprar uma. A solução é captar novos contatos e criar uma nova lista — ou aumentar a que já existe.
Agora nos conte: você envia e-mail à sua base de contatos? Qual tipo de conteúdo compartilha com eles?
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Nos vemos no próximo post!