O e-mail marketing ainda é uma ferramenta de resultados? É uma opção que pode ser utilizada em postos de combustíveis? Descubra as respostas neste artigo!

Para começar, você precisa saber de uma coisa: e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias para os negócios. Por ser um meio efetivo de conexão com o público, se torna uma solução simples para atrair mais clientes para o posto de combustível. 

Quer saber mais? Continue com a leitura!

Afinal, o que é e-mail marketing?

E-mail marketing é um instrumento de marketing direto, que faz a ponte entre os serviços de uma organização e seus potenciais clientes, a partir de um disparo de mensagens. 

O e-mail marketing é aquela mensagem que todo mundo tem em sua caixa de e-mail: oferta de um produto ou desconto; informes sobre novos produtos ou serviços etc. Ele normalmente é direcionado a um público segmentado, que podem estar dispostos a se tornar cliente de um negócio. 

Para alcançar esse público, as empresas oferecem conteúdos relevantes e atrativos aos destinatários, tornando isso uma estratégia de comunicação eficaz com os consumidores. 

Não se trata de uma prática invasiva, uma vez que o destinatário consente com o recebimento e, caso não queira mais, pode fazer seu descadastramento a qualquer momento. 

Por que optar pelo e-mail marketing e quais seus resultados?

Alguns dados mostram que o e-mail marketing é uma ótima estratégia para aumentar a cartela de clientes do posto de combustível. 

A Inova Tecnologias conduziu uma pesquisa que apontou que 76% dos consumidores têm preferência por receber e-mails com conteúdos relevantes, com ofertas, inclusive. Mas se o conteúdo do email for apenas um anúncio de serviço ou produto, essa porcentagem cai para 45%.

Várias outras agências — nacionais e internacionais — têm feito, ao longo dos anos, pesquisas sobre a eficácia do e-mail marketing. 

A Rock Content compilou várias delas em um artigo, das quais selecionamos algumas como exemplo:

  • 61% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais semanalmente — Marketing Sherpa
  • 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por email do que via redes sociais. — MarketingSherpa
  • Um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter — CampaignMonitor
  •  72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. — MarketingSherpa

Esses são apenas alguns dos dados colhidos de pesquisas sobre preferências do consumidor e estatísticas sobre recebimento/abertura de e-mails. Os resultados mostram que campanhas bem elaboradas têm forte potencial para atrair novos clientes. 

A importância do e-mail marketing em tempos de pandemia

A estratégia de e-mail marketing nunca foi tão importante quanto em momentos em que empresas precisam urgentemente encontrar meios para realizar vendas. O surto global de Covid-19 é um desses momentos. 

O momento é incerto, por isso requer baixos investimentos. Dessa forma, o e-mail marketing surge como alternativa para impulsionar as vendas em um momento de crise. 

Duas dicas são essenciais para que a estratégia funcione:

  1. Envie conteúdo relevante. Prenda a atenção do seu leitor, o faça ter vontade de ler o que você tem a dizer. 
  2. Caso não tenha uma boa lista de contatos, nem pense em comprar uma. A solução é captar novos contatos e criar uma nova lista — ou aumentar a que já existe. 

Agora nos conte: você envia e-mail à sua base de contatos? Qual tipo de conteúdo compartilha com eles? 

Compartilhe nosso post e comente!

Nos vemos no próximo post!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!