É normal sentir cansaço em nossa rotina de estrada. Por mais acostumados e experientes, nosso corpo pede por um descanso agradável e tranquilo. O problema surge quando estamos dirigindo a noite e ainda não estamos nem na metade do caminho total…

Em meio a todo esse cansaço, você corre o risco de dormir ao volante e sofrer algum tipo de acidente. Sem perder tempo, preparamos algumas dicas especiais para combater o sono durante a pilotagem:


7 . Evite excessos

Mente domina o corpo, porém, existem limites a esta regra.

Tanto o seu corpo, quanto seu cérebro, precisam de um tempo de descanso após muito esforço. Quanto maior for o excesso de trabalho, mais ainda você vai gastando suas “baterias” e precisará dormir.

Aprenda a respeitar seu corpo, evite qualquer posição desconfortável enquanto dirige, por exemplo.


6 . Nada de monotonia

Horas e horas seguidas na condução e muita monotonia, só podem dar em um único resultado: sono enquanto dirige.

Principalmente a noite ou de madrugada, a ausência de coisas diferentes para se observar ou ouvir, além de trazer um enorme tédio, cria um cansaço terrível.

A dica aqui é colocar uma boa música para tocar. Ligar o som em uma rádio bacana para ouvir a programação local ou as últimas notícias do momento, também são boas opções.


5 . Álcool e drogas? Caia fora dessa!

Talvez sentir sonolência só não seja pior do que estar embriagado ao volante. Usar drogas pesadas então, nem se fala.

Mesmo drogas lícitas, como certos remédios ou muita cafeína podem levar seu cérebro a alcançar um nível de exaustão e desligar sozinho.

Jamais pegue no volante se estiver fortemente doente, evite ao máximo dirigir sob efeito de qualquer medicação e esteja sempre bem hidratado.


4 . Pegue leve na feijoada

Comidas muito pesadas, gordurosas e de difícil digestão são as maiores amigas daquele soninho pós-refeição.

Calcule comer uma feijoada caprichada e sair dirigindo a noite = sono a 300Km/h.

Não indicamos que você coma pouco, a ideia aqui é comer bem. Busque variar o cardápio, coma de tudo um pouco e capriche na ingestão de saladas, legumes e verduras.


3 . Temperatura ideal

Nem congelando, nem muito calor e suor. Para evitar cansaço desnecessário, que te levará mais rapidamente a sentir sono, ajeite a temperatura da maneira mais agradável possível.

Nem todo caminhão tem ar condicionado, mas você pode usar roupas leves e deixar as janelas abertas, em caso de calor. Já se o problema for frio, levar uma blusa extra pode te ajudar nessa.


2 . Visão atenta

Se você tem algum tipo de problema de visão, mantenha cuidado redobrado. Pessoas que forçam a vista podem gastar energia até três vezes mais rápido do que quem está em dia com o oftalmologista.

Utilizar seus óculos no grau devido e não forçar demais os olhos evita que o sono venha te assombrar.


1 . Não dirija de madrugada

Essa dica pode parecer boba e sem noção, mas faça de tudo para não dirigir madrugada adentro, principalmente entre às 3h e às 6h da manhã, horários de pico do sono.

Nosso corpo possui um relógio biológico interno que regula nossas funções básicas e, por isso, é tão comum sentir sono enquanto está dirigindo a noite. Se a situação estiver muito complicada, dê uma parada para usar o banheiro, tomar uma água e esticar as pernas.

Gostou das ideias? Comente quais são as dicas que funcionam com você e nos ajude a combater o sono dirigindo a noite.

3 Comments

  1. Leandro queiroz
    29 de maio de 2019 at 17:27

    Ola boa tarde sou leandro Guanambi gostei das dicas quando estou com sono e ainda nao cheguei em um local pra mim descansar vou bebendo Aqua ou comendo uns biscoitinhos ate chegar em um lugar q possa dormir com segurança.

  2. Paulo José Ferreira Damasceno
    31 de maio de 2019 at 00:54

    Obrigado pelas dicas

  3. Jairo saucedo da silva
    4 de junho de 2019 at 19:35

    Obrigado a rede frota por CE preoucupar com nos caminhoneiro é agradeço aos créditos que Tem me adquirido e a minha consultora Luana que sempre pode me atender e tirar minhas dúvidas e sempre me atualinzando nos preços só tenho a agradecer que DEUS abençoe a equipe toda abraços

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!