A inadimplência em postos de combustível assombra tanto quanto em qualquer outro tipo de negócio.  

Ficar sem receber pela venda de seus produtos e serviços é o medo de todo empreendedor. Qualquer empresa precisa que os clientes sejam comprometidos e paguem em dia, pois precisa honrar seus próprios compromissos, como salários de funcionários e fornecedores.  

Dessa forma, é essencial que exista uma boa gestão e nela mecanismos eficientes no combate à inadimplência em postos de combustível 

Quer conhecer alguns desses mecanismos? 

Como combater a inadimplência em postos de combustível: 5 dicas imbatíveis! 

Com a intenção de ajudá-lo a reduzir os problemas com consumidores inadimplentes, vamos destacar algumas ações importantes para que a empresa receba em dia pelos serviços oferecidos. Confira! 

  1. Tenha seu cadastro de clientes sempre atualizado

Como saber quais os clientes que pagam de forma correta? Por meio de um cadastro atualizado.  

As informações do cadastro mostram se determinado cliente é bom ou mau pagador. Além disso, permitem que sejam feitas análises sobre as opções que o posto tem para receber daquele cliente. Caso ele fique inadimplente, e facilita a negociação de dívidas.  

  1. Tenha um setor de cobrança

O setor de cobrança é essencial – seja próprio da empresa ou terceirizado. Profissionais especialistas em análise de crédito e cobrança são fundamentais para cobrar as dívidas de forma efetiva. Assim, ajudam o posto a resolver rapidamente as pendências relativas a clientes endividados.  

Caso opte por teu seu próprio setor de cobrança, é preciso promover a capacitação e treinamento da equipe que atuará no setor.  

  1. Beneficie os bons pagadores

Quem paga em dia e é consumidor fiel merece ser valorizado, não é mesmo? Esse tipo de cliente não só garante que o posto receba em dia como também pode significar aumento do faturamento. 

Por isso, a dica é criar um programa de fidelidade e oferecer brindes, prêmios, descontos, ofertas e condições especiais a quem é cliente assíduo e bom pagador.  

Essa ação também resulta em outros benefícios, como ajudar a melhorar a visibilidade da marca no mercado. Criar uma imagem positiva junto a clientes só trará bons resultados e ajudará a aumentar os lucros.  

  1. Use a tecnologia a seu favor para lembrar seus clientes da dívida

Você já pensou que parte dos clientes que atrasam o pagamento fazem isso simplesmente por ter esquecido da data de pagamento? Acredite, isso acontece muito.  

Por isso, use a tecnologia a seu favor e os avise. E-mail, SMS e WhatsApp são excelentes meios de sua empresa enviar um lembrete da data de vencimento da fatura.  

Basta um bom título e uma boa argumentação, como fazê-los lembrar dos benefícios de pagar em dia.  

  1. Priorize o pagamento com cartões

O pagamento com cartão – de débito ou crédito – é uma forma de você garantir o pagamento pelos serviços/produtos.  

Com uma boa gestão de finanças, consegue criar meios de oferecer um preço diferenciado a quem pagar com cartão de débito, a forma mais rápida de ter o dinheiro disponível em caixa.  

E não podemos esquecer que o cheque ainda existe. Por isso, é fundamental que tenha um sistema de consulta rápida, para verificar se o cliente é bom pagador.  

O que achou das dicas? Tem alguma a adicionar? Comente aí, que adicionamos aqui no post. 

Até a próxima semana! 

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