Pessoa abastecendo um caminhão

Entre os principais desafios de gestores de postos está o artifício de como fidelizar clientes. Vale lembrar que existe muita concorrência neste segmento. Desse modo, acaba se tornando complicado ganhar a confiança do consumidor e superar as expectativas. 

Normalmente, o sucesso desse tipo de empreendimento está relacionado com o volume de vendas. Isso porque é a garantia de um empreendimento ser bem sucedido. 

Portanto, a fidelização do cliente é extremamente importante para que possam ter o seu posto como referência, resultando em um marketing consistente que guiará indicações e, consequentemente, novos clientes. 

Com base nisso, continue a leitura deste conteúdo e confira maneiras de elaborar a fidelização de clientes, uma realidade no seu empreendimento! Vamos lá? 

Por que é importante fidelizar clientes?

Fácil, pois o maior patrimônio que a empresa possui é dispor de uma base sólida de clientes fiéis. Por conta disso, grande parte de suas ações tende a ser voltada à fidelização dos clientes. 

Com a fidelização, você terá uma gama de pessoas que operam a seu favor, criando um marketing gratuito e bastante eficaz, popularmente conhecido como a propaganda de boca em boca. Assim, para conquistar e encantar sua clientela, você precisa tratar com excelência. 

Como fidelizar clientes para o posto em 6 dicas imbatíveis

1 – Ofereça produtos de qualidade

Um fator essencial, e isso não é uma novidade, é que de nada adianta dispor de um bom atendimento, investir em programas e diversificar serviços de fidelização se não proporcionar produtos de qualidade. 

Então, se o seu foco é ter um cliente fidelizado, além de aumentar as vendas no seu posto, invista em bons produtos. 

2 – Tenha um atendimento ágil

Um elemento que está vinculado com o bom atendimento dos funcionários é o quesito agilidade, para que o cliente seja recebido quando chega ao posto.

Variadas vezes o cliente fica na espera de algum frentista para abastecer seu veículo. Este é um contratempo que faz o cliente desistir de fazer a compra do combustível.

Diminuir este tempo de espera é uma forma assertiva de fidelizar o cliente. Sendo assim, ele dará preferência, sempre optando por seu posto.

Preserve seu local amplo e acessível para a transição de veículos, evitando a obstrução, que também é um ponto positivo para seus clientes. 

3 – Capacite seus funcionários

Essa estratégia é mais fácil, porém nem todos usam deste artifício e são os que mais perdem clientes.

Instrua seus funcionários para que eles forneçam um atendimento melhor com descrição e educação, apresentando o conhecimento adquirido em seus serviços. 

Vale ressaltar que nos atendimentos de postos, os profissionais conhecidos como frentistas, são o contato primordial da clientela. Então, se os frentistas dominarem o assunto sobre combustíveis e como operar as análises, seu posto terá um ponto a frente dos demais. 

Por este motivo, fique atento aos colaboradores que operam. Além disso, os capacite para se tornarem excelentes profissionais.

4 – Preze pelo atendimento humanizado

A regra é simples: quanto mais humanizado o atendimento for, maior será a possibilidade de conquistar um cliente fidelizado. Isso porque os gestores e frentistas precisam ter um olhar diferente em relação ao cliente. 

Ou seja, o consumidor quer ser visto como uma pessoa e não como apenas um carro na pista. Afinal, somente desse modo o cliente começa a se familiarizar com seu posto e passa a ter mais confiança. 

Para isso, o mais recomendado é apostar no desenvolvimento humano e gestão de pessoas. Lembre-se: o maior diferencial de um posto é o bom atendimento.

5 – Diversifique as formas de pagamento

Certos estabelecimentos gostam de limitar a forma de pagamento como, por exemplo, realizando uma venda apenas com dinheiro em espécie. Na área dos postos, inclusive.

Por isso, outra estratégia de ter um cliente fidelizado, se relaciona com a flexibilização da maneira com ele pode efetuar a compra seja em cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro, pix e até mesmo cheques. 

Disponibilizar uma máquina é outro ponto positivo, além de oferecer um troco instantâneo, não necessita que o cliente precise declarar do seu automóvel. 

6 – Aposte no atendimento a frotas: seja um parceiro Rede Frota

Outro fator que proporciona diversos benefícios ao seu posto é efetuar vendas para frotas. Além, é claro, de ter esses clientes fiéis. Ser cadastrado ao Rede Frota, por exemplo, proporciona esses benefícios ao seu negócio. 

Estamos falando de um dos mais modernos sistemas de gestão de abastecimento e notas fiscais, que tem hoje mais de 50 mil clientes cadastrados. Suas vendas aumentam e você garante a fidelização, que é a garantia de uma receita recorrente. 

Como ser um credenciado Rede Frota

Se você quer saber a cartada final sobre como fidelizar clientes, o Rede Frota pode te ajudar com isso. Isso porque, ao se tornar um credenciado, você garantirá seu recebimento e, consequentemente, seu posto não correrá o risco de inadimplências. 

Para isso, basta entrar no site do Rede Frota e se tornar um credenciado. Afinal, nosso objetivo é te conectar com as maiores frotas do Brasil, sempre focando na eficiência e gestão do seu negócio. Seja um credenciado agora!

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