
- 10 de dezembro de 2021
- |Transportadora
- | 278
- 0
Você sabe como ter mais eficiência nas abastecidas e diminuir os custos com combustível?
Nos tempos em que a economia se apresenta um pouco instável e com frequentas altas nos preços dos combustíveis, é preciso que os gestores direcionem ainda mais sua atenção às formas de reduzir custos com combustível.
Para isso, devem analisar suas operações e buscar alternativas cada vez mais eficientes, que contribuam para a redução de custos de modo que as empresas consigam se manter competitivas no mercado de transportes.
Uma das formas de reduzir custos é através da adoção de medidas que auxiliem na economia de combustível.
Para ajudar, separamos 5 super dicas. Confira!
Eficiência nas abastecidas: 5 formas de ajudar a reduzir o consumo
Apesar de o tema central ser a eficiência nas abastecidas, sabemos que somente isso não é o suficiente para economizar no combustível. Por isso, mostramos outras formas.
1. Calibrar os pneus adequadamente
Rodar com os pneus com a calibragem inadequada pode afetar bastante o desempenho do caminhão, além de fazer com que o motor tenha de trabalhar mais, aumentando o consumo de combustível.
Por isso é essencial que na manutenção dos veículos este item seja devidamente atendido — assim como nas estradas, quando dá algum problemas e os pneus precisam ser consertados.
2. Não exceder a carga do veículo
Além de ser uma prática ilegal e altamente perigosa, o excesso de peso nos veículos também exige que o motor trabalhe mais, aumentando consequentemente o gasto com combustível.
E nem precisamos falas sobre as multas ou sobre a carga ficar presa no posto de pesagem, não é mesmo?
3. Não dirigir em ponto morto
Apesar de alguns motoristas acreditarem que essa prática ajuda a economizar combustível, dirigir em ponto morto pode causar justamente o oposto: aumenta o consumo de diesel.
Por isso, sempre ressalte isso nos treinamentos dos motoristas de sua empresa.
4. Realizar manutenções periódicas
As manutenções periódicas ajudam a encontrar determinados problemas antecipadamente para que seja possível realizar o conserto antes que eles se desenvolvam e acarretem em maiores prejuízos.
Isso acontece porque algumas peças — como o filtro de ar e o filtro de combustível — contribuem para o aumento do consumo de combustível quando não estão funcionando adequadamente.
Esse é apenas um exemplo. Há muitos outros problemas que o caminhão pode apresentar e que impactam diretamente no consumo de combustível.
5. Tenha o sistema Rede Frota
Preço do diesel alto, combustível de má qualidade, falta de controle das abastecidas e outros fatores podem não permitir que você consiga controlar a eficiência nas abastecidas.
Entretanto, se você tiver soluções como o Rede Frota, terá uma lista de postos credenciados em todo o Brasil e, além disso, poderá acompanhar o preço do diesel em tempo real.
Mas não é só isso: você pode parar de correr atrás de notas fiscais todo final de mês e deixar isso por nossa conta. Também não é só isso: você pode acompanhar pelo sistema o desempenho de cada caminhão, fazer o controle de abastecimentos por placa e muito mais!
Rede Frota é o software mais completo para gestão de abastecimentos e notas fiscais, o que facilita bastante o gerenciamento de suas frotas, pelo menos no que diz respeito a esses aspectos. Clique aqui para conhecer!