
- 4 de setembro de 2020
- |Transportadora
- | 2.091
- 0
Sabe por que o gerenciamento de pneus em frota de caminhões de carga é tão importante?
Porque o controle de pneus, junto à gestão do combustível, é um dos fatores que mais pesa quando se calcula o valor que um veículo gastou ou gasta para seguir determinada rota.
Além do alto custo, os pneus também são responsáveis pela segurança do veículo, do motorista e de todos os outros carros que trafegam nas rodovias.
Afinal, um pneu descalibrado ou ainda careca é um dos grandes vilões contra o bolso, a segurança e também o meio ambiente.
Quer saber mais sobre o gerenciamento de pneus em frota de caminhões de carga? Continue a leitura!
Gerenciamento de pneus em frota de caminhões de carga: dicas essenciais
Primeiro, é preciso saber que pneus têm, em média, durabilidade de cinco anos. Como qualquer outro produto, eles têm prazo de validade e é preciso estar atento a isso.
O controle desse item, quando bem realizado, pode aumentar em até 25% sua vida útil, proporcionando mais eficiência e economia nas operações.
Por que o gerenciamento de pneus é importante
São vários os motivos que tornam importante a gestão de pneus, dentre eles:
- o veículo não andar com pneus descalibrados: quando isso acontece, o veículo gasta mais combustível, deixando o volante mais pesado e aumentando o nível de poluição. Além disso, a situação exige que o motorista se esforce mais para dirigir.
- o veículo não estar alinhado: isso também causa desgaste, além de falta de segurança ao motorista. Por isso é importante que seja feita a manutenção preventiva, a fim de fazer uma revisão completa no veículo, incluindo alinhamento e balanceamento.
- falta de rodízio: um pneu careca pode oferecer incontáveis riscos, como a redução da capacidade de freagem e a aumento da aquaplanagem em dias chuvosos, aumentando o risco de acidentes.
10 dicas para um controle e gestão eficiente de pneus
As seguintes atividades são fundamentais para o gerenciamento de pneus em frota de caminhões de carga:
1. Identificar todos os pneus da empresa, com marcação a laser, a fogo ou com etiquetas vulcanizadas;
2. Manter um cadastro individual de pneus, com suas características e demais informações que permita acompanhar seu ciclo de vida útil;
3. Fazer registro de colocações e retiradas de pneus, com a data e quilometragem no momento da movimentação;
4. Sempre que os pneus foram encaminhados para conserto ou recapagem, registrar data de envio, previsão de entrega, fornecedor e serviço que será feito;
5. Registrar a devolução dos pneus pelo fornecedor do serviço, com os valores gastos. Caso o pneu volte sem reforma por causa de suas condições, fazer também essa anotação;
6. Fazer revisões periódicas para acompanhamento da instalação dos pneus e verificação de discrepâncias (sempre registrando tudo);
7. Verificar periodicamente a calibragem e deixá-los sempre com a pressão recomendada pelo fabricante; verificar também a profundidade dos sulcos;
8. Registrar qualquer problema encontrado durante as revisões, como cortes, desgaste irregular e outros problemas;
9. Caso o pneu seja perdido, solicitar um laudo técnico do fabricante ou de outro especialista;
10. Providenciar o descarte correto do produto, seguindo a legislação vigente.
Tem alguma outra dica que ajude na gestão de pneus de frotas? Comente!
Nos vemos no próximo post!