Está aí um detalhe muito importante: economizar nos gastos durante a viagem. Principalmente se você é autônomo, todo o valor economizado será revertido em benefícios para você mesmo.

No post de hoje, separamos cinco dicas fenomenais de economia para caminhoneiros. Anote todas e coloque-as em prática já em seu próximo frete e comece a economizar!


5 . Planejamento de viagem

O começo de toda jornada deve ser com um belo planejamento. Ninguém gosta de perder tempo, afinal, tempo é dinheiro.

Se você se atrasar por não ter um plano de viagem, poderá deixar de pegar outros fretes lucrativos. Impossível falar em economia para caminhoneiros sem um bom mapa de viagem em mãos.

Estabeleça uma rota de qualidade, com itinerário claro, alimentação adequada e tenha todas as informações sobre a carga, com a devida documentação, sempre com você.


4 . Manutenção preventiva

A fim de aumentar a durabilidade de suas peças, lembre-se de realizar revisões no período indicado pelos fabricantes, de preferência no menor tempo possível.

Trocar os filtros de óleo, de combustível ou, até mesmo, as velas de ignição, sai relativamente barato e vai te ajudar a reduzir o consumo do motor, por exemplo.

Pequenos cuidados devem ser tomados para uma economia grande. Não espere quebrar tudo, pois uma peça com defeito pode estragar outras que estão em bom estado.


3 . Economize no combustível

Existem muitos postos que adulteram o combustível, essa é a dura realidade da vida. Algumas vezes, só para cobrar poucos centavos a menos, te causam prejuízos absurdos.

O barato pode sair caro já que, dependendo do grau de adulteração, danos severos podem ser causados à mecânica do seu veículo. Portanto, sempre abasteça em postos de confiança.

Evite abastecer em postos de combustível com aparência duvidosa. Se não apresentarem nenhuma boa referência ou qualquer garantia de qualidade, caia fora dessa armadilha.


2 . Calibre os pneus

Tome esta precaução e, ao menos uma vez ao mês, calibre certinho seus pneus. Isso ajuda no aumento da vida útil e na redução do desgaste natural sofrido pela borracha.

Pneus descalibrados passam a impressão de que o caminhão está mais pesado e, de fato, não contribuem em nada com a economia para caminhoneiros.

A calibragem correta dos pneus, além de reduzir o esforço total, ainda irá contribuir para uma maior eficiência no trabalho da máquina como um todo.


1 . Proteja seu patrimônio

Evite passar muitas informações para pessoas desconhecidas acerca do que você carrega em seu frete.

Lembre-se: segurança em primeiro lugar.

Guarde o itinerário que você está fazendo apenas para quem realmente interessar. Pequenas atitudes fazem toda a diferença no longo prazo. Existem inúmeros relatos de furto de cargas e roubos de caminhões por aí.

Além de ficar esperto com os outros, investir em proteção e seguros também é extremamente necessário.

Pode parecer que é um gasto a mais e que você não economizará nada com isso. Quando acontece este tipo de incidente, a dor de cabeça e as preocupações são tão grandes que, no fim das contas, acaba compensando este desembolso.

Conclusão

Você já tem seguido todas estas dicas?

Deixe seu comentário e nos diga quais são os seus macetes, pois com certeza servirá para outros caminhoneiros.

Leia também: Como combater o sono dirigindo a noite

Para mais dicas de como aumentar ainda mais a sua economia durante as viagens, acompanhe o blog da Rede Frota e se inscreva para receber novos conteúdos por e-mail.

2 Comments

  1. edson saturnino da silva
    20 de junho de 2019 at 14:52

    bom a unica coisa que precisa e ter mais postos credenciado e ter pelo o menos 15 dias para pagar nao 10 que dez dias vc ja ganha no cheque ou 20 dias por favor

  2. edson saturnino da silva
    28 de junho de 2019 at 04:00

    muito bom mas sobre a tabela minima de frete as empresas nao estao cumprindo e a fiscalizacao nao estao atuando o certo seria 4 reais por quilometros rodados porque a muitas cargas que so da volume nao peso por tonelada deveria ser graos e minerio e aco pois dao peso e deveria ser 2e50 por tonelada ou 3reais pois pneus sao caros e a manutencao tambem

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!