como transportadoras podem vender melhor

Qual o principal objetivo de um negócio? Vender, certo? Todos os processos e ações se alinham para essa finalidade. Sendo assim, dicas de vendas são sempre bem recebidas.

Há o sentimento de que vender é uma tarefa árdua. Vamos ser sinceros, não é fácil, mas também depende muito da forma como o ato de vender é encarado. Vamos explicar.

Quantas vezes você ouve: “Ah, esse orçamento está caro”? Com frequência, não é mesmo? E quantas vezes você explicou ao cliente que não existem serviços caros e sim a falta de entendimento sobre a relação custo-benefício?

É claro que haverá diferença de preços entre concorrentes, mas não há algo que destoe muito do praticado pelo segmento. Por isso, é preciso ter uma boa argumentação sobre os benefícios do serviço que você oferece. 

Além disso, temos outras dicas bastante úteis. Veja na sequência.

Dicas de vendas para transportadoras: dominando o mercado

Dominar o mercado significa fazer a sua marca se destacar pelo conjunto de ações para atender às expectativas do cliente em qualidade, atendimento e melhor custo-benefício.

Para isso, temos algumas dicas que o ajudarão a focar nas melhores práticas de negócios e evitar os desperdiçadores de tempo e esforço.

1. Conheça o perfil do potencial cliente

O primeiro passo levará seu negócio direto ao ponto: qual é o tipo de cliente que você pode e quer atender? Para isso use variáveis como a carga que a empresa trabalha e as suas condições para atendê-lo. 

Além disso, conheça seu cliente. Estude, pesquise sobre ele, assim você terá um perfil mais completo e entenderá melhor suas necessidades. Dessa forma, consegue se preparar para oferecer o melhor serviço. 

Isso vai poupar tempo quando um cliente procurar os serviços de sua transportadora e não se encaixar no perfil. Você saberá logo no início e não no andamento da negociação.

2. Tenha um roteiro de vendas

Outro ponto bastante essencial para dar qualidade ao seu processo de venda: saiba o que apresentar ao cliente. Programe-se, tenha um roteiro com a abordagem que adotará na reunião. 

Nesse roteiro, defina como destacará suas qualidades e como sua transportadora será um diferencial no fluxo de trabalho do cliente.

3. Esteja preparado para qualquer pergunta

Uma das maiores qualidades de um bom vendedor é não ser pego de surpresa por perguntas que não saiba responder. Para isso, monte um documento com as perguntas que podem surgir durante a negociação e fique bem preparado. Antecipe-se. Se coloque no lugar do cliente e imagine quais questionamentos ele poderá ter e elabore as respostas e argumentações de venda.

4. Só assuma o serviço que você poderá entregar

Não faça promessas que não possa cumprir. Ouça seu cliente, veja o que ele precisa e só assuma um compromisso caso consiga dar conta. 

Tenha em mente que se não conseguir prestar o serviço, deixará uma porta aberta para uma negociação futura. No entanto, o comprometimento sem que consiga entregar o combinado, fechará essa porta e também a de possíveis outros clientes.

5. Faça benchmarking

Benchmarking, se você não sabe, é o estudo da concorrência. Não se trata de espionar e copiar o que o concorrente está fazendo, mas sim, de compreender as práticas que ele adota e que dão certo e ver se consegue incorporar à realidade de seu negócio. Mas atenção, é preciso reinventar – pegue e a ideia e inove. 

O benchmarking serve também para apontar o que a concorrência fez ou está fazendo e que não deu certo e que você deve evitar — ou quem sabe, fazer as melhorias e fazer dar certo. 

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas. Não esqueça que tudo isso vale, inclusive, para o treinamento de sua equipe comercial e de vendas. Nada melhor do que uma equipe bem preparada para fazer a empresa se destacar no segmento de transportes de cargas.

Ei, antes de ir, lembre-se que a Rede Frota conta com uma solução para os momentos de aperto na estrada: um  cartão de crédito para abastecimento.

Seja caminhoneiro ou transportadora, temos a opção certa para você. Confira!

Comente e compartilhe nosso post de hoje! Nos vemos na próxima semana!

1 Comment

  1. José Carlos
    20 de abril de 2020 at 11:31

    Bom dia!

    Muito interessante, dicas muito boas

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