fbpx

Como gerente de frota, a produtividade e eficiência é fundamental. Infelizmente, a maioria dos gerentes de frota se vê cercado de tarefas que consome tempo e acrescentam pouco aos resultados da empresa – se é que acrescentam em alguma coisa.

Uma pesquisa recente com mais de mil empresas constatou que as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) estão frustradas com as despesas, má gestão de tempo e potenciais erros que frequentemente resultam no manuseio manual de tarefas essenciais.

O estudo também descobriu que os gerentes querem soluções digitais para cuidar dessas tarefas. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para você, gerente de frota.

Aqui estão 2 dos principais desafios que você pode enfrentar na gestão de frota e como eles podem ser superados.

 

1. Tempo excessivo gasto em tarefas manuais

Tarefas como recolher notas fiscais podem reduzir o seu dia, reduzindo sua produtividade e, assim, tomando o tempo que você poderia estar gastando em atividades mais importantes.

Como você, como gerente de frota, pode direcionar o seu foco e o da sua equipe para o que mais importa?

A gestão de frota com planilhas e/ou papéis acaba gerando tarefas adicionais, o que inevitavelmente consome mais tempo, tanto seu quanto da sua equipe.

Você se lembra da última vez que teve que procurar em pilhas de papel ou inúmeros arquivos por um documento específico?

Ao adotar um sistema para transportadora, você pode automatizar tarefas rotineiras, como reconhecer notas fiscais, gerenciar as despesas, verificar veículos, etc.

 

2. O alto custo do combustível

O combustível é um custo importante para qualquer empresa que administra uma frota. No Brasil, como sabemos, o combustível está em alta nos preços faz um bom tempo.

Então, como gerenciar o combustível de maneira eficaz?

Uma das responsabilidades de um gerente de frota é gerenciar o consumo de combustível a fim de economizar nos custos e no consumo dele.

Você só pode alterar aquilo que você rastreia. Identifique oportunidades para reduzir o uso em toda a sua frota. Para isso, você precisa principalmente:

  • Controlar o consumo de combustível.
  • Verificar casos de uso excessivo de combustível.
  • Monitorar a média de cada veículo e como isso afeta o consumo.
  • Implementar um software para facilitar todas as tarefas acima.

 

Por que um sistema de gestão de frota é uma necessidade para os gerentes de frota?

A automação de processos reduzirá os custos logísticos de transportadoras em 47% até 2030, de acordo com o relatório da PwC.

Gerenciar uma frota envolve uma variedade de tarefas diariamente – desde as mais simples até as essenciais – que podem consumir muitas horas do seu dia. A automação que um software de gestão de frota oferece não apenas reduz o tempo gasto nessas tarefas, mas também libera você para se concentrar em tarefas mais importantes.

Entre as principais soluções que um sistema oferece, podemos destacar as seguintes:

  • Acompanhamento do uso de combustível (preço do combustível em tempo real e relatórios detalhados com as médias de cada veículo).
  • Centralização de pagamentos (pagamentos em um único boleto).
  • Controle de custos e despesas (informações financeiras com um clique, tudo mais eficiente).

 

Agora que você já sabe como lidar com esses dois grandes desafios, que tal conhecer o Rede Frota e tornar mais produtivo o seu trabalho do gerente de frota? Entre em contato conosco e conheça o nosso software de gestão de frota, totalmente gratuito!

Gostou do artigo? Gostaria de acrescentar mais alguma dica? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!