Há cursos online para caminhoneiros se aperfeiçoarem

Para começar este artigo, vamos apontar dois dados recentes com relação à profissão de motorista de caminhão ou carreta. 

O primeiro faz parte das profissões emergentes em 2020, um guia elaborado pela rede profissional Linkedln. Na décima posição está a de motorista, dividida entre serviços de facilidade a cliente (como Uber), transportes terrestres e ferroviários. Segundo a publicação, o mercado está bastante aquecido para esses segmentos.

Já nosso segundo dado vem de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, a CNT, a “Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2019”. A pesquisa envolveu 1.066 entrevistas entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2018.

Dos entrevistados, 15,6% disseram que a ausência de qualificação profissional adequada é uma ameaça ao futuro da profissão. Como curiosidade, as outras ameaças citadas foram: baixa qualidade da infraestrutura (20,9%) e baixo ganho (50,45%).

Com base nessas informações perguntamos: qual seria a qualificação adequada? Quais cursos as empresas pedem para a contratação? Vamos às respostas!

Os principais cursos para caminhoneiros

Em uma pesquisa rápida por vagas de emprego, encontramos três cursos que são os mais pedidos nos pré-requisitos para candidaturas a vagas de motorista em transportadoras:

1. Legislação de Trânsito

Esta qualificação é bastante óbvia, afinal, não há como ser motorista e não conhecer as leis que regem o trânsito em seu país. No entanto, o que muita gente esquece é que conhecimento deve ser atualizado. Mesmo que você conheça a legislação de trânsito, sempre há algo que fica esquecido ou que não ficou bem gravado. 

Além disso, temos que considerar que eventualmente acontecem mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, o que reforça ainda mais a necessidade de atualização ou aperfeiçoamento.

Sendo assim, para quem está começando ou pretende começar na carreira, é essencial que tenha essa capacitação.

2. Direção Defensiva

Prevenir acidentes ou minimizar suas consequências: basicamente, essa é a função da direção defensiva. Aliás, acidente é outro dado da pesquisa da CNT: 13% do total de caminhoneiros entrevistados se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos 2 anos. 

Por isso, esse curso é fundamental. A direção defensiva tem o objetivo de possibilitar que condutores consigam prever potenciais situações de risco e perigo no trânsito e que consigam evitá-las e garantir a sua segurança, a dos demais condutores e de pedestres. 

3. MOPP

Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP): esse é um curso essencial a quem quer se habilitar ao transporte de cargas perigosas. É um dos cursos que possibilita uma melhoria na carreira e valorização dentro da empresa.

Este curso tem algumas especificidades: é de curta duração, mas precisa ser renovado a cada cinco anos. pode fazê-lo quem:

  • é maior de 21 anos;
  • é habilitado na categoria B, C, D ou E (para a categoria B é necessário ter uma habilitação há pelo menos dois anos);
  • não tem nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

É importante frisar que não é somente o condutor que precisa ser especializado. Para cargas perigosas são aceitos apenas veículos homologados pelo INMETRO para tal finalidade. 

Cursos a distância para caminhoneiros

Além desses, há outros cursos que não são normalmente exigidos em vagas de emprego, mas que também são importantes e que fazem a diferença na qualificação do profissional caminhoneiro

Um deles é o de manutenção e segurança automotiva, que ensina o condutor a identificar problemas de funcionamento e a cuidar bem do seu veículo.

O SEST SENAT disponibiliza vários cursos a distância (e gratuitos para motoristas) como: Pontos críticos em rodovias; Legislação do Transporte Rodoviário de Cargas, Gestão de combustível, Direção segura e outros. 

Aliás, segurança no trânsito é essencial para quem roda pelas estradas do país, isso inclui a segurança financeira

Pense na praticidade de ter um cartão de crédito para eventuais situações de emergência? Muito boa ideia, não?

É isso que a Rede Frota faz por você! Seja caminhoneiro ou transportadora, temos a opção certa para você. 

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo de hoje. Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!