Qual a importância do curso MOPP, do curso direção defensiva e de um curso de mecânica, dentre outros, para os caminhoneiros?

Para início de conversa, alguns cursos são obrigatórios. Por outro lado, a formação profissional do caminhoneiro é importante na seleção de vagas de emprego.

Dessa forma, se tiver em seu currículo cursos relacionados à sua profissão, certamente terá uma boa classificação e se tornará potencial candidato à vaga.

Vamos saber mais? Continue lendo!

Curso MOPP e outros temas são essenciais na formação do caminhoneiro

Há cursos online para caminhoneiros se aperfeiçoarem

Imagine a seguinte situação: Jonas (nome fictício) está na estrada, tranquilamente dirigindo seu caminhão…até que percebe que o caminhão parece estar com problemas.

Felizmente, está próximo a um local onde pode levar o caminhão até uma oficina. Chegando lá, consegue contar o histórico do veículo e o possível problema.

Como ele sabe o que pode ser? Ele fez um curso de mecânica para motoristas de veículos pesados. Além disso, ele acompanha as manutenções feitas no caminhão em que trabalha.

Ao ir direto ao possível problema, o mecânico se certifica de que realmente é o que Jonas apontou e já agiliza o conserto.

Se fosse de outra forma e Jonas não tivesse ideia do problema, o mecânico talvez demorasse bem mais tempo até identificar.

Nesse caso o que aconteceu? Otimização de tempo. Se o processo todo fosse demorar cinco horas, agora demorará três, pois o motorista tinha ideia do problema.

Isso significa que o atraso em sua rota será menor.

Significa também que aquele curso de mecânica não só o ajudou a conseguir uma vaga como também o ajuda diariamente em situações rotineiras do trabalho.

O curso MOPP

O curso MOPP (sigla para Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) não é uma opção. Para quem pretende trabalhar com cargas perigosas é obrigatório.

Segundo a norma ABNT NBR 1004, cargas perigosas são as que representam algum risco à segurança tanto do motorista quanto de terceiros.

O que é considerado como carga perigosa? São alguns desses produtos: líquidos, gases e sólidos inflamáveis, que podem ser tóxicos, provocar doenças e conter materiais radioativos ou de corrosão. Isso inclui:

  • materiais explosivos;
  • produtos com transporte sob altas temperaturas;
  • substâncias inflamáveis, infectantes, tóxicas e radioativas;
  • cargas gerais com perigo em colisões e acidentes.

Outros cursos essenciais ao currículo do caminhoneiro

Manutenção e Segurança em Transporte

Fazer revisões no possante, ficar atento ao óleo e várias outras medidas preventivas são atitudes de bons motoristas.

Por isso, é importante fazer cursos na área de manutenção automotiva e de gestão em segurança do transporte.

Cursos na área de direção defensiva e fundamentos do trânsito

Quem está na estrada no dia a dia sabe que dirigir com prudência e segurança faz toda a diferença.

Por isso a qualificação em direção defensiva e legislação de trânsito, por exemplo, devem fazer parte da formação do motorista.

Curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível

Quem pretende trabalhar com o transporte de cargas indivisíveis (as cargas unitárias, materiais, implementos, partes estruturais ou partes de máquinas e equipamentos de dimensões e pesos excedentes) deve ter, além da aquisição de conhecimento teórico, treinamento e autorizações especiais para o transporte.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo.

Antes de ir, nos conte:

  • já aconteceu com você algo parecido com a história que contamos (de nosso personagem Jonas)?
  • quais cursos você já fez?
  • quais outros cursos podemos adicionar neste post?

Aguardamos suas respostas!

Nos vemos no próximo post!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *