Um dos pontos mais importantes no controle de frota de caminhões é a gestão de combustível.

Não é novidade que o preço dos combustíveis aumentam frequentemente e que isso impacta diretamente nos negócios das transportadoras.

Por isso, uma gestão de frotas eficiente tem como uma de suas principais funções administrar o que seus veículos gastam de combustível em determinado período e o que isso representa nos custos da empresa.

O desafio do gestor é redobrar a atenção ao consumo de combustível de sua frota. Até porque um alto pode indicar algum tipo de problema com o veículo.

Seguindo essa linha de reduzir custos com combustível, criamos este artigo com algumas dicas essenciais para ajudar o gestor no controle de frota de caminhões.

Controle de frota de caminhões eficiente: 5 dicas para reduzir o consumo de combustível

 

  1. A importância do sistema de gestão de transportes

A tecnologia possibilitou o surgimento de inúmeras soluções quando se trata de acompanhar e controlar as atividades de um negócio. Por isso, é fundamental que a sua transportadora tenha um sistema com o registro de todas as atividades.

Dessa forma, você terá informações confiáveis e registro de todas suas operações de transportes. Além de todos esses registros, você consegue criar relatórios gerenciais e controlar os gastos, o que inclui os de combustíveis.

  1. A implementação de um sistema de roteirização

Planejar as rotas e acompanhar as atividades de entrega é essencial para o controle de combustível. Há várias tecnologias com essa finalidade e que contribuem identificando fontes de economia.

Uma dessas tecnologias é o roteirizador. Sua função é criar a rota ideal de acordo com parâmetros estabelecidos pelo operador logístico.

De forma resumida, é uma tecnologia que estabelece o roteiro da entrega, baseado na localização do cliente. Com isso, se consegue evitar regiões perigosas, programas janelas de entrega e aumentar a produtividades da frota. Com a rota determinada, se pode, inclusive, diminuir o consumo de combustível.

  1. O controle de quilometragem da frota

Monitorar a quantidade de quilômetros rodados é fundamental para quem busca formas de reduzir despesas de combustível. Assim, se consegue verificar os veículos que estão andando mais do que o previsto em sua rota.

A tecnologia é uma grande aliada, pois há sistemas de gestão nas áreas de transportes e logística que contam com recursos que permitem o acompanhamento da quilometragem em tempo real.

Além disso, o gestor também consegue saber o nível de consumo gasto na frota. Assim se torna bem mais fácil identificar os veículos que apresentam maior consumo e analisar porque contribuem para essa situação.

  1. A capacitação da equipe

Por mais tecnologia que esteja envolvida, sempre será preciso de colaboradores para que os resultados esperados sejam alcançados. Colaborador engajado significa empresa caminhando em direção a processos eficientes e resultados desejados.

Por isso, investir em boas condições de trabalho, segurança e treinamentos ajudarão a reduzir ou eliminar maus hábitos, como: frenagem brusca; acelerações em excesso; uso incorreto das marchas e outros vícios de direção que causam gasto excessivo de combustível.

  1. Abastecimento em postos confiáveis e parcerias

O primeiro passo importante para conseguir fazer o controle é não abastecer um qualquer lugar e  fazer uma lista com os postos em que você mais confia.

Os motoristas, inclusive, podem ajudar e indicar locais que entregam um bom produto. O contrário também, pois eles podem indicar locais em que o produto não é bom e pode comprometer a performance do veículo e aumentar os custos.

O passo seguinte para garantir o controle e reduzir custos é fazer parcerias. A dica? Entrar em contato com quem tenha soluções como cartão de combustível. Assim, você também já fica por dentro dos postos conveniados.

Isso pode ajudá-lo a aprimorar seus controles, como por meio de relatórios de abastecimento.

Sabe com quem você pode contar? Com a Rede Frota! Nós temos a solução! Com o cartão Rede Frota você terá todo o controle da sua frota. Isso irá te ajudar a crescer, evitar fraudes e reduzir seus custos.

Quer saber mais? Fale conosco agora mesmo!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *