fbpx
Comprei um caminhão, e agora?

Comprei um caminhão! E agora?

Trabalhar nas estradas brasileiras transportando cargas em um caminhão tem lá seus benefícios, mas começar e, principalmente, se estabelecer nessa carreira não é tão simples.

Se você comprou um caminhão recentemente e está entrando no mercado agora, é comum ficar um pouco perdido e ter muitas dúvidas.

Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas para você que está começando a procurar fretes. Além disso, também daremos algumas dicas para viagens mais confortáveis e seguras.

Acompanhe-nos agora!

Caminhão novo e usado a longo prazo

Se você optou por um caminhão novo, obviamente a grana investida foi maior. No entanto, um veículo novo oferece algumas vantagens em vista de um usado.

Um caminhão usado é mais barato, mas você vai gastar mais em peças de reposição e visitas regularmente ao mecânico. Além disso, se o modelo já estiver fora de linha, será quase impossível encontrar peças originais do mesmo no mercado.

Nesses casos, você fica dependente de peças e acessórios paralelos ou usados, os quais podem até funcionar muito bem, mas não com a mesma qualidade e segurança que os originais.

Agora, um caminhão novo conta com garantia do fabricante e manutenções programadas. Além disso, há muito mais facilidade em encontrar peças originais do que para um usado.

Como começar a fazer viagens?

Agora que você já sabe como será a realidade do caminhão que você comprou, vamos ao que interessa! Abaixo te ensinamos como começar a fazer viagens passo a passo.

Faça o curso obrigatório

Quem não possui 3 anos de experiência prévia, que provavelmente é o seu caso, precisa realizar um curso para conseguir o registro de Transportador Autônomo de Cargas (TAC).

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) oferece o curso gratuitamente por EAD. Você se inscreve pelo site, faz as aulas online e marca uma prova presencial para conseguir o certificado.

Regularize sua situação

Após passar na prova e obter o certificado do TAC, você vai precisar tirar o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Este é mais um documento que você precisa para exercer a profissão tranquilamente em todo o Brasil.

Organize os documentos

Nunca se esqueça da CNH e o certificado de licenciamento do veículo. Tenha uma pasta na cabine e certifique-se de portar toda a documentação necessária para exercer a profissão.

Consiga um frete

Para começar a trabalhar, logicamente você precisa conseguir um frete. O caminho mais fácil é espalhar cartões de visita e buscar por oportunidades na Internet.

Em plataformas especializadas, como Quero Frete, Brasil Fretes, Sontra Cargo, TruckPad e FreteBras, você consegue bons fretes. Em cada uma delas, você entra em contato diretamente com embarcadores de todo o Brasil, o que facilita muito – até para fretes de retorno.

No entanto, não pegue qualquer frete. Seja seletivo e evite problemas na hora de receber.

Dicas para fazer viagens com tranquilidade e segurança

Voltar para casa, relaxar no conforto do seu lar e rever sua família é muito bom.

A vida na estrada não é fácil, mas existem algumas coisas que você pode fazer para ter viagens tranquilas, confortáveis e seguras. Abaixo estão algumas dicas rápidas do que fazer:

  • Limpe e organize a cabine
  • Faça uma revisão no caminhão (especialmente se for usado)
  • Tenha o cartão Rede Frota para emergências
  • Planeje suas rotas
  • Faça contratação de seguros
  • Respeite os limites de peso das cargas
  • Dirija com segurança
  • Se possível, utilize tecnologias (como o rastreador para caminhão, por exemplo)

Mas e aí, já não se sente mais perdido? Saber como começar depois de comprar um caminhão é essencial para fazer escolhas mais assertivas. Além disso, como pudemos ver, existem outras coisas além do caminhão em si que você precisa planejar e organizar para ter um bom começo.

O que achou do artigo? É mais experiente e gostaria de deixar mais uma dica para quem está começando? Deixe seu comentário e interaja conosco! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e se inscrever para receber nossas atualizações por e-mail!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!