Comprar um caminhão é uma tarefa que pode parecer simples inicialmente, mas não é.

De fato, adquirir um novo veículo desse tipo demanda uma boa dose de planejamento, pesquisa e a elaboração de critérios inteligentes para escolher um caminhão que realmente faça o investimento valer a pena. No entanto, muita gente ainda erra nessa empreitada.

No post de hoje, mostraremos os cinco erros mais comuns na hora de comprar um caminhão novo e dicas de como saná-los, a fim de evitar problemas futuramente.

 

1. Não comparar caminhões novos e usados na hora de comprar um caminhão novo

Frequentemente, na hora de comprar um caminhão novo, as pessoas torcem o nariz só de pensar em comprar um veículo usado ou seminovo. Porém, pode ser uma alternativa interessante.

De fato, apesar deles demandarem uma cautela um pouco maior na hora da aquisição e da manutenção, é uma ótima opção para aqueles que não dispõem de tantos recursos assim para utilizar na compra.

 

2. Não estudar as formas de pagamento

Sem dúvidas, ainda que nem sempre se tenha descontos e ofertas à disposição, é possível obter condições mais favoráveis e flexíveis de pagamento, facilitando a compra do veículo.

Além disso, quando se fala em formas de pagamento, não estamos falando apenas de formas favoráveis e flexíveis no geral, mas também nas formas de pagamento que melhor se encaixam nas suas condições financeiras no momento.

Existem basicamente 3 formas mais comuns de aquisição de veículos: à vista, financiamento e consórcio. Tudo dependerá do seu interesse, dos recursos disponíveis e da urgência que se tem em adquirir e usar o caminhão.

 

3. Ser impaciente e precipitado nas negociações

É bastante comum ver as pessoas alimentarem uma pressa enorme na hora de comprar um caminhão novo.

A impaciência e a precipitação são dois dos seus piores inimigos nesse momento. Isso porque essa ansiedade toda não permitirá enxergar com clareza todos os detalhes das operações e nem fazer as escolhas mais acertadas.

Por conta disso, toma-se as decisões erradas e, posteriormente, você pode ficar arrependido e sentirá o peso dessa má escolha no seu bolso.

Sendo assim, procure pesquisar bastante. Faça comparação de preços, realize um levantamento amplo e, depois de tudo devidamente planejado com detalhes, é que se deve fazer uma visita às concessionárias.

 

4. Não analisar a disponibilidade de peças

Outro erro bem frequente na hora de comprar um caminhão novo é não analisar a disponibilidade de peças. Afinal, não são todas as marcas e modelos de veículos que possuem um leque assim tão vasto de peças presentes no mercado.

Isso é de suma relevância pois se não houverem peças disponíveis no momento das manutenções e revisões do veículo, ele terá de ficar parado mais tempo até ser devidamente consertado. Com isso, diminui-se significativamente a produtividade do negócio.

Portanto, consulte a concessionária responsável para saber se existe uma boa disponibilidade de componentes dos veículos no mercado.

 

5. Não averiguar a média de consumo de combustível

É de extrema utilidade e importância averiguar a média de consumo de combustível que o caminhão apresenta. Contudo, esse é um erro muito frequente na hora de comprar um caminhão novo.

Sendo assim, procure avaliar quanto de combustível o caminhão gastam, em média, para fazer uma escolha mais certeira.

 

A compra de caminhões

Ao comprar um caminhão novo, leve em considerações todas as dicas dadas nesse artigo. Siga as nossas recomendações à risca, pois com certeza você fará um bom negócio.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida ou gostaria de acrescentar mais alguma dica? Deixe seu comentário e interaja conosco. Leia também o nosso artigo de dicas para começar a viajar para quem acabou de comprar um caminhão.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!