Muitas vezes, as lojas de conveniência são caracterizadas pela facilidade e rapidez de compra, o que é conveniente para os clientes que podem estar passando pela área.

As lojas variam em tamanho, mas independentemente do tamanho e do que é vendido no interior da loja, elas acabam complementando o faturamento como fonte de receita extra.

Aprenda a como montar uma loja de conveniência em seu posto de gasolina. Confira!

 

O que é uma loja de conveniência?

Antes de iniciar o guia, é interessante saber a definição do que é uma loja de conveniência.

Uma loja de conveniência é exatamente o que seu nome indica: uma loja de conveniência em uma área de fácil acesso, onde os clientes que estão viajando, por exemplo, podem têm acesso à uma variedade de produtos domésticos, bebidas, comida, gelo ensacado, etc.

 

Quais são os passos para montar uma loja de conveniência?

Montar uma loja de conveniência começa com a fase de planejamento, a qual deve incluir planos de negócios e marketing. Você pode usar planilhas ou softwares para controlar isso.

 

Passo 1: escolha que tipo de produtos sua loja armazenará.

Passo 2: outra decisão importante a ser tomada é sobre montar uma loja de conveniência nova, começando do zero, ou usar o dinheiro para investir em uma franquia.

Passo 3: faça um planejamento financeiro que descreva os custos de inicialização.

Passo 4: antes de abrir a loja, é necessário obter a documentação e autorizações necessários exigida pelo seu estado. Verifique os aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas pela prefeitura da sua cidade.

Passo 5: Proteja o local e garanta que a fachada esteja altamente visível.

Passo 6: Monte o interior da loja.

Passo 7: Antes de inauguração, agende uma inspeção pelo corpo de bombeiros para garantir a conformidade com os regulamentos estaduais.

Passo 8: Com a autorização em mãos, comece a organizar os produtos nas prateleiras.

Passo 9: Por fim, abra a sua loja de conveniência com promoções de inauguração.

 

Dicas rápidas para conquistar o sucesso no empreendimento

Montar uma loja de conveniência não é uma tarefa fácil, principalmente se você mantê-la sob sua própria administração. Então, para você se destacar, separamos algumas dicas.

  • Faça um planejamento (planeje e faça uma reserva para, pelo menos, três meses).
  • Conheça o público-alvo (quem é o público-alvo do seu posto de combustível? Jovens ou caminhoneiros? Famílias ou motoristas de aplicativo? Conhecer o seu público ajuda a definir boas estratégias de marketing para acertar em cheio).
  • Avalie os custos (construção, compra de produtos e equipamentos, etc).
  • Estude o mercado (visite outras lojas de conveniência e observe o fluxo de pessoas no local, se há estacionamento no posto para os clientes. Não invista às cegas).

 

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu posto de combustível terá uma loja de conveniência de sucesso, tornando-se referência na sua cidade e região.

E se você quer começar a sua loja de conveniência recebendo um fluxo maior de clientes, seja um parceiro Rede Frota! Temos mais de 20 mil transportadores espalhados pelo Brasil, um verdadeiro comboio de oportunidades para aumentar suas vendas. Entre em contato, venha para o time dos melhores e ainda aumente o faturamento do seu negócio.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!