Tem um posto de gasolina e quer descobrir como vender mais? Então saiba que você pode lucrar com serviços incrementais, que vão além do abastecimento! Descubra como!

Se você tem um posto de abastecimento sabe bem que o combustível é commodity, já que os preços não variam muito de um lugar para o outro. Logo, se você quer vender mais, saiba que você precisa ir além, e existem duas formas de fazer isso.

E dentro dessas duas formas você pode criar diversas ações para compor uma robusta e personalizada estratégia de Marketing e Vendas!

Como uma boa estratégia de Marketing e Vendas

A primeira maneira de fazer o seu posto vender mais é atraindo mais clientes para abastecer. A segunda é inserindo serviços no seu espaço, para que outros serviços possam ser oferecidos no local.

Inclusive, essas duas estratégias se retroalimentam. 

Se você oferece serviços extras é natural que as pessoas passem a buscar seu posto também para abastecer e vice-versa. 

Quando as pessoas passam no seu posto para abastecer, é mais fácil acoplar outros serviços.

Nesse contexto, você consegue ainda outra vantagem! 

Como o seu posto de abastecimento se torna um local onde é possível encontrar mais do que combustível, ele passa a suprir diversas necessidades causadas pela estrada, se tornando um local mais completo, o que aumenta a fidelização de clientes.

Para além do combustível, é importante, portanto, oferecer possibilidades extras que vão ser sua estratégia de diferenciação. 

Quer descobrir como? Explicamos a seguir algumas para você implementar e fazer seu posto vender mais já!

Dicas de como fazer o seu posto vender mais 

Veja a seguir algumas dicas para fazer seu posto vender mais. 

Descubra quais podem ser implementadas no seu estabelecimento e quais delas vão fazer parte da sua estratégia de Marketing e Vendas.

Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade são um conjunto de estratégias cujo objetivo é obter fidelização dos clientes a partir de recompensa e incentivos para aqueles que compram regularmente.

A cada compra o cliente acumula pontos que podem ser registrados por meio do CPF, carimbo em cartões ou uso de aplicativos.

Quando o cliente atinge a pontuação previamente estabelecida, ela ganha um desconto, brinde ou, no caso, do posto até mesmo um abastecimento gratuito.

Os programas de fidelidade não estimulam apenas a compra frequente, mas o aumento de itens adquiridos. A estratégia é, portanto, indicada para aumentar vendas, melhorar ticket médio e fidelizar.

Acrescente outros serviços ao seu posto de abastecimento

Falou em serviços oferecidos em postos de abastecimento, pensou em loja de conveniência, certo? Mas, aqui é importante ir além. 

Existem diversas formas para oferecer serviços, ainda mais quando seus clientes são motoristas de frotas de caminhões!

Então vamos descobrir o que mais é possível oferecer no seu posto de abastecimento?

Loja de conveniência

Já que o serviço mais comum de ser oferecido e que com certeza não pode faltar em seu posto de abastecimento de frotas são as lojas de conveniência, que tal começarmos com elas.

Esse espaço é uma maneira de lucrar mais e atrair motoristas. 

Restaurante

Um restaurante pode ser um grande atrativo em seu posto, ainda mais quando falamos de motoristas de frotas que fazem o mesmo caminho várias vezes. 

Nada como um bom restaurante para fazê-los parar e voltar ao seu estabelecimento.

Farmácia

A parceria com drogarias também atrai mais clientes, aumentando as vendas.

O serviço torna seu posto ainda mais memorável, uma vez que é muito comum o motorista precisar de um medicamento que solucione rapidamente um problema de saúde. 

Pode ser um corte, uma dor de cabeça ou azia, sempre pode ocorrer um imprevisto.

Troca de óleo

Ofereça o serviço aos seus clientes, principalmente para aqueles que estão aguardando na fila do abastecimento. Pode aproveitar e conferir outros fluidos, como de direção hidráulica e do freio. 

Caso os níveis não estejam conforme o recomendado pelos fabricantes, aconselhe a substituição ou a complementação desses produtos. Se tiver uma oficina no posto, melhor ainda. Indique o serviço.

Oficina mecânica e elétrica

Imprevistos acontecem ainda mais se tratando de frotas. Ter uma oficina para pequenos reparos é uma grande oportunidade de diferenciação. 

A oficina dos postos de abastecimento não precisam ser sofisticadas, composta de equipamentos caros e oferecer serviços especializados.

A ideia é ajudar a solucionar pequenos problemas que surgem na estrada para que o motorista consiga chegar até o destino e então resolver o problema definitivamente.

Basta um pequeno estoque com peças comuns, a exemplo das lâmpadas de farol, pode ser o suficiente 

Em casos mais graves, a oficina oferece do posto não terá estrutura para solucionar o problema, mas pode oferecer o serviço de reboque.

Calibragem de pneus, borracharia e Caixa 24 horas também são bons atrativos!

Promover ofertas tentadoras 

Ofertas que incentivem uma segunda compra, por exemplo, são boas tanto para vender mais quanto para fidelizar, já que o cliente se sente valorizado e ainda o ajuda a economizar.

Dentre as opções desse tipo de oferta, destacam-se as de desconto no segundo produto ou em produtos complementares, na loja de conveniência.

Já no momento do abastecimento, uma revisão no carro, se o posto contar com uma oficina, também é uma boa maneira de fazer o seu posto vender mais. Outra maneira de fazer é criar ofertas como “abasteça X litros e ganhe um almoço”. 

Percebe como quanto mais serviços você oferecer, maiores são as opções de aumentar as vendas e as estratégias que você pode criar?

Oferecer preços competitivos 

À medida que seus clientes aumentam, os pedidos de produtos para os seus fornecedores também aumentam. 

Então que tal criar uma estratégia de compra onde você compra mais, obtém um desconto maior de determinado produto e assim consegue repassá-lo por um valor menor aos seus clientes?

Essa é uma boa maneira de vender mais e fidelizar, já que seu público passa a entender que no seu estabelecimento.

Além de encontrar mais que combustível, ele consegue ainda excelentes serviços por preços realmente atrativos.

E mais uma dica! 

Será um fator de diferenciação ainda maior se você observar a concorrência e consegue bater os preços daqueles produtos que não são oferecidos ou que normalmente não é tão fácil de dar descontos. 

Você com certeza sairá na frente!

Use sinais para chamar a atenção dos clientes

Não adianta nada ter todos esses serviços se as pessoas não sabem da existência deles. Seus clientes em potencial podem passar pelo seu posto de abastecimento e ir direto para o seu concorrente se nada chamar a atenção dele.

Ter sinais indicando os serviços e placas mostrando suas ofertas e preços competitivos é de extrema importância.

O melhor é que, além de aumentar sua clientela, seu posto terá uma aparência mais profissional e, portanto, passará a ter mais credibilidade. 

Isso aumenta suas chances de atrair motoristas, afinal, a primeira impressão é a que fica! 

Atender transportadoras sendo um posto credenciado Rede Frota

Sendo um posto parceiro Rede Frota, seu posto atenderá frotas de transportadoras. 

Isso significa aumento no volume de caminhões e no volume de vendas, já que transportadoras movimentam altas quantias com abastecimento de seus veículos.

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