Como automatizar o controle de abastecimentos? Esse é um dos grandes desafios na gestão de frotas. 

Com as mudanças constantes de valor dos combustíveis, além de outros motivos que fazem os veículos consumirem mais combustível que o normal (rotas mais longas, por exemplo) é preciso fazer esse acompanhamento para garantir um bom controle e reduzir custos. 

Como pode ver, saber como automatizar o controle de abastecimentos se tornou indispensável aos gestores de frotas. Afinal, assim é possível assegurar a produtividade sem ter impacto no orçamento. 

Mesmo que pareça ser uma atividade complexa, o controle do combustível pode ser realizado sem muito estresse, proporcionando previsibilidade de diminuição do risco de perdas. Além disso, traz um leque de vantagens a curto, médio e longo prazo. 

Para saber mais sobre isso, continue a leitura deste conteúdo.

Por que é importante ter uma boa gestão de abastecimentos automatizada?

Controlar os abastecimentos é um dos procedimentos mais fundamentais de uma boa gestão, pois possibilita que a empresa monitore os gastos e contas e mantenha a frota em operação eficientemente.

E se isso for feito de forma automatizada, as chances de bons resultados são ainda maiores, afinal, a automação permite informações mais apuradas e sem atrasos, além de muitos outros benefícios, como:

  • redução de custos;
  • redução de tarefas em atraso;
  • maior vantagem competitiva;
  • melhor controle por veículo;
  • melhor monitoramento de indicadores;
  • aumento da lucratividade. 

Além disso, estamos em plena era da automação digital, que, além de abranger automações de sistemas, também se refere à adaptação dos negócios e das equipes de colaboradores à uma nova cultura, a digital. 

É preciso acompanhar as mudanças, o novo… Sobretudo porque parar no tempo só faz o negócio estagnar e se tornar obsoleto, com grandes chances de não sobreviver à concorrência acirrada do mercado.

Gestão automatizada de combustíveis: a solução para o seu negócio

Vamos voltar um pouquinho no tempo (e também pensar em empresas que continuam operando dessa forma) e lembrar de quando empresas faziam muitos de seus controles manuais e o computador servia para guardar essas informações. Ou seja, planilhas eram preenchidas manualmente e depois os dados eram digitados (sim, esse tempo existiu!).

As ordens de abastecimentos eram manuais, e cada empresa tinha uma forma de fazer esse controle. Além disso, não existiam meios de acompanhar o preço do diesel em tempo real, e, não menos importante, precisamos lembrar o quanto os processos manuais estavam sujeitos a irregularidades e fraudes. 

Por isso, a solução para o seu negócio é um sistema totalmente online, com relatórios e controles completos sobre os abastecimentos, controle de nota fiscal, acompanhamento do diesel em tempo real, autorizações online para abastecimento e muitas outras funcionalidades. 

Assim é o sistema Rede Frota, que automatiza seus processos e torna sua gestão de abastecimentos e notas fiscais mais eficiente, eficaz e efetiva. 

Como automatizar o controle de abastecimentos de sua frota?

Atualmente, ainda é bastante comum encontrar empresas que exercem a gestão através de planilhas ou livros de registro — até já citamos isso em um tópico anterior. 

Nessa circunstância, o motorista do caminhão ou administrador da frota efetua lançamentos manuais de todas as informações do abastecimento, quantos quilômetros foram percorridos e a quantidade de combustível gasta.

No entanto, as possibilidades de erros são grandes, pois a falta de qualquer informação pode abalar diretamente no resultado. Um exemplo são as habituais anotações manuais com o intuito de arredondar os números, que a longo prazo, produzem grande diferença tanto no valor efetivo, quanto na perda e escassez de informações detalhadas no comando de gastos. 

Por isso, um sistema de gestão de abastecimentos e notas fiscais simplifica o trabalho de quem é encarregado pela gestão, reduzindo substancialmente a precisão de lançamento manuais produzindo relatórios de informações com precisão. 

Então, respondendo à pergunta “como automatizar o controle de abastecimentos de sua frota?”, só podemos dizer que sua empresa tem muito a ganhar com o Rede Frota, um dos melhores sistemas de controle de abastecimentos do mercado atualmente. 

Vantagens da automação do controle de abastecimento

Automatizar os processos de controle de abastecimentos e notas fiscais traz muitas vantagens. Veja algumas.

Evita fraudes

A utilização de sistema de automatização realiza todo o diferencial nesse quesito. A tecnologia libera o combustível somente para veículos autorizados e controlados e rigorosamente analisa a frequência e limitação deliberada do fluxo por caminhão. 

Gera economia

Um elemento importante sobre como automatizar o controle de abastecimento é identificar os gastos de combustível enviado ao trajeto. 

Desta forma, colabora para manter uma gerência precisa com os gastos com o abastecimento, principalmente pela certeza de que não está adquirindo mais combustível do que o necessário.

Desta forma, a empresa consegue melhorar todos os custos com seus abastecimentos e aumentar sua lucratividade.

Se o administrador não dispor de ferramentas adequadas para calcular e analisar minuciosamente essa fase da logística, os perigos de fraudes, desperdícios e utilização indevida se tornarão bastante presentes. 

Possibilidade de verificar onde o diesel está mais barato

Com o Rede Frota, você consegue fazer esse acompanhamento em tempo real, além de verificar quais de nossos postos credenciados estão na rota de seus caminhoneiros.

Menos burocracia 

Uma das principais vantagens de usar o sistema Rede Frota é que a burocracia diminui bastante. O próprio sistema emite os relatórios de acompanhamentos e resultados que você precisa.

Outro ponto a favor é na recolha de notas fiscais: não precisa mais ter a dor de cabeça ao se preocupar em ir de posto em posto juntando notas ou de esperar que elas sejam enviadas a você.

Com o Rede Frota você tem acesso aos abastecimentos da sua frota de forma 100% online. Você consegue acompanhar todas as notas fiscais através do nosso portal de forma automática, e assim você não precisará mais ficar correndo atrás de nota fiscal para gerenciar os gastos da sua frota.

Como se cadastrar no Rede Frota

Agora que você já sabe a importância e as vantagens da automação do controle de abastecimentos e notas fiscais, que tal aderir às soluções em gestão de abastecimentos Rede Frota?

Para isso, basta realizar seu cadastro na página do nosso site e aguardar o contato de um consultor. Cadastre a sua empresa agora!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *