O consumo de combustível é um dos elementos mais importantes, mas também um dos que proporcionam maiores gastos no processo de gestão de frotas. Em outras palavras, sua relevância é enorme, pois impacta diretamente no rendimento e lucratividade do negócio. Além disso, o combustível para caminhões faz toda a diferença no desempenho na viagem.

No artigo de hoje, você confere algumas dicas de como escolher o combustível para caminhões mais apropriado, como saber se um combustível é bom ou não, como escapar de combustível adulterado e como economizar. Não deixe de conferir!

 

1. Observe o aspecto do posto antes de escolher o combustível para caminhões

Um dos primeiros elementos a serem levados em consideração na hora de se escolher combustível para caminhões é observar o aspecto do posto. Com efeito, quando um posto está mal cuidado, sujo, com frentistas sem uniforme, isso demonstra uma falta de zelo enorme por parte dos donos.

Aliás, grandes refinarias cuidam bem da imagem de suas marcas e, por essa razão, também preste atenção na aparência dos postos que se utilizam de suas bandeiras. Desse modo, caso um posto não apresente boas condições, pode desconfiar.

 

2. Verifique selos do Inmetro, lacres e a origem do combustível

Procure sempre verificar se os reservatórios de combustível possuem os devidos lacres eletrônicos. A propósito, o controle de qualidade é obrigatório para todos os postos de combustíveis que sejam efetivamente confiáveis. Além disso, é necessário averiguar a presença do selo do Inmetro.

Além disso, o posto precisa informar a origem do combustível que ele está vendendo. Caso o posto se valha de uma distribuidora exclusiva, a informação a respeito do fornecedor do produto precisa obrigatoriamente estar descrita nas bombas.

 

3. Confira a certificação do combustível para caminhões 

O combustível para caminhões é o diesel. Ele, por sua vez, atravessa um controle de qualidade que recebe o nome de teste de proveta. Neste teste verificam-se coisas como nível de poeira, ferrugem, densidade do combustível e a quantidade de água aplicada na mistura. Em outras palavras, é a forma para saber se o combustível é bom ou se está adulterado.

Bons postos normalmente divulgam os resultados dos testes como uma forma de comprovar a qualidade do combustível.

Além do teste de proveta, para saber se um combustível é adulterado ou não é só observar os preços. Quando um preço for baixo demais, desconfie, pois pode ser adulterado.

 

Como economizar combustível?

Uma vez que se escolheu um combustível para caminhões, tão importante quanto isso é saber economizá-lo. Assim sendo, observe abaixo algumas dicas de como economizar:

  • Planeje a rota de forma detalhada;
  • Pesquisa com cautela os postos de abastecimento;
  • Reduza a resistência do ar;
  • Faça boas revisões periodicamente;
  • Diminua o uso de ar condicionado;
  • Evite usar o ponto-morto;
  • Não rode com excesso de carga;
  • Mantenha os pneus sempre calibrados.

 

Aproveitando ao máximo o combustível para caminhões

Para que se aproveite ao máximo o combustível para caminhões, escolhê-lo com sabedoria é essencial, pois bons combustíveis vão render mais e possibilitar mais desempenho.

Quer desfrutar de preço e crédito especial nas melhores redes de postos do Brasil? Entre em contato conosco para fazer o seu cartão Rede Frota!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!