fbpx

Antes de partir para a estrada, existem certos detalhes que devemos prestar bastante atenção, pois pequenos itens que deixamos de olhar antes da viagem podem causar sérios problemas.

Listamos sete coisas para checar antes de viajar, seja você um motorista experiente ou um caminhoneiro novato.


7. Esteja dentro da lei

Todos os documentos estão em mãos? O motorista, o caminhão e a carga, todos possuem seus devidos documentos e devem estar todos de acordo antes de viajar.

Preste atenção se o seu tacógrafo está funcionando certinho. Evite multas ou encrenca com a fiscalização, ande sempre dentro da lei.


6. Manutenção e pneus em dia

Além dos pneus do caminhão, tanto pressão quanto calibragem, será necessário prestar atenção na manutenção em geral feita no veículo.

Cheque se todos os lubrificantes estão no prazo de validade e se não tem nenhuma peça que precisa ser substituída antes de viajar.


5. Pressão dos freios

Imagine só, você pisa nos freios e eles não respondem ao seu comando?!

Que cena terrível, não é?

Para correr menos riscos desta situação lamentável acontecer, dê uma olhada na pressão dos freios. Não precisa ser um perito no assunto, basta dar uma olhada para garantir.


4. Direção e luzes

Dê uma geral por todo o caminhão. Preste bastante atenção nas luzes e na direção. Talvez exista certa folga no conjunto de direção.

Qualquer sinal de quebra no sistema ou folga exagerada é um alerta para você fazer uma manutenção e arrumar o problema para só então poder viajar tranquilamente.


3. Dinheiro extra para emergências

É preciso ter dinheiro extra em mãos para o caso de uma situação emergencial. Nunca se sabe quando pode ser que você precise de dinheiro, por isso é bom sempre estar prevenido.

Não apenas dinheiro físico, pois hoje em dia qualquer lugar aceita cartões de crédito ou débito, uma maneira mais segura de levar dinheiro atualmente.

Nossa dica é fazer o cartão Rede Frota. O cartão de crédito sem taxas preferido dos caminhoneiros. Sem burocracias, com aprovação em até um minuto. Peça já o seu!


2. Nível do combustível

Cuidado com a pane seca. Observe o nível do tanque.

A qualidade dos postos que você frequenta vai indicar a qualidade do combustível que está sendo abastecido em seu caminhão.

Não adianta querer economizar alguns trocados em cima de combustíveis de má qualidade. Sua segurança e tranquilidade vale muito mais do que isso. 


1. Carga bem ajeitada

Nosso primeiro item da lista de hoje em nível de seriedade e, ao mesmo tempo, simplicidade. A carga deve estar devidamente arrumada, ajeitada e sem qualquer jogo.

O modo como foi amarrada, a maneira como foi disposta e até mesmo a lona, as cordas e os nós utilizados na composição da estrutura que segura sua carga devem ser cautelosamente checados.


Conclusão

Deixe um comentário se você gostou de nossas dicas de hoje. Para mais conteúdos relacionados, acompanhe o blog da Rede Frota e inscreva-se para dicas em seu e-mail.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *

Olá!