Administrar frotas, empresas e operações pode ser uma tarefa complicada. Com isso em mente, muitos gestores passam seus dias pensando em métodos, práticas e soluções para simplificar essas rotinas, entregando velocidade à gestão e resultados ao faturamento. 

Dentre essas soluções, uma vem do benefício fiscal ICMS, com a recolha de notas. Saiba mais lendo nosso artigo!

A recolha de notas e o benefício fiscal ICMS

A recolha de notas fiscais é um serviço automatizado de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos que permite a restituição de ICMS retido.

A recolha de notas fiscais é uma oportunidade de reduzir os custos com abastecimento de combustível dos veículos da sua empresa, por meio do benefício fiscal ICMS.

A restituição do imposto sobre o diesel é de até 18%, considerando o volume transacionado e a média para o imposto em todos os Estados. Como trata-se de um imposto estadual, cada estado tem sua regra tributária para que se faça uso deste crédito, necessitando assim realizar uma consulta especializada.

Como funciona?

Empresas de diversos setores podem fazer uso de um benefício fiscal que pode ajudá-las a recuperar, via lançamento de crédito, o valor pago pelo Imposto sobre Circulação de mercadorias e Serviços (ICMS) para a compra de combustível direcionados à atividade fim do seu negócio. 

Para empresas que utilizam veículos para transporte de produtos ou para realizarem os serviços prestados pela empresa, o gasto com o abastecimento representa um valor muito significativo para as finanças do negócio. 

O primeiro passo para requerer o crédito tributário é a empresa realizar a recolha das Notas Fiscais dos abastecimentos. Não é possível requerer crédito fiscal através do cupom fiscal simplificado, exigindo-se assim o recolhimento de notas fiscais do abastecimento com integração junto às fazendas estaduais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *