Não é novidade que, atualmente, mais do que um meio de acesso rápido às mais diversas informações, a Internet é uma grande aliada para a promoção de diversão e de entretenimento aos usuários. Além disso, ela auxilia nas nossas atividades diárias, inclusive nas de âmbito profissional. Nas estradas, por exemplo, é possível encontrar profissionais com celulares recheados de aplicativos para caminhoneiros!

Cada vez mais presentes nas telinhas dos smartphones dessa parcela de profissionais, os aplicativos para caminhoneiros grandes facilitadores do dia a dia de trabalho e identificam as melhores rotas, notificam sobre os pedágios no trajeto, informam sobre radares etc. Inclusive, alguns deles, como o Waze e o Google Maps, já se tornaram velhos conhecidos.

Considerando o quanto essas alternativas tecnológicas podem servir para simplificar o cotidiano de quem vive a maior parte do tempo com as mãos no volante, separamos 7 aplicativos incríveis que transformaram o dia a dia dos caminhoneiros. Continue a leitura!

1. TruckPad

Por meio desse app, o caminhoneiro tem mais facilidade para localizar ofertas de serviços nas mais diversas regiões, e ainda pode tratar com a companhia contratante diretamente.

O TruckPad, basicamente, faz a conexão do profissional de transporte à carga, trazendo muito mais praticidade ao dia a dia. O aplicativo também fornece dados importantes sobre a área, compartilha as atualizações e traz informações sobre o valor do frete, bem como a quilometragem.

É possível fazer o download para o sistema Android no Google Play.

2. Carrorama

Além dos gastos durante as jornadas na estrada, como alimentação e combustível, o caminhoneiro precisa arcar com vários outros fatores, por exemplo:

  • financiamento;
  • manutenção;
  • impostos;
  • pedágios;
  • seguro.

Na rotina do dia a dia, nem sempre é possível controlar todos esses gastos, com o profissional correndo o risco de chegar ao final do mês sem saber direito para onde foi o dinheiro do frete.

É aí que o Carrorama entra como uma boa solução. O aplicativo é um controlador de custos perfeito para quem precisa se preocupar com várias coisas ao mesmo tempo e não consegue acompanhar todos os gastos. Basta adicionar os custos e o app faz o gerenciamento e ainda apresenta relatórios gráficos.

3. AccuWeather

Por conta da rotina exaustiva, dificilmente os caminhoneiros conseguem acompanhar os noticiários para conferir como estará o tempo no dia seguinte. Por isso, é interessante contar com um app que apresente essa informação.

  • probabilidade de precipitação;
  • umidade do ar;
  • temperatura estimada;
  • sensação térmica.

Ele é fundamental para os condutores, tendo em vista que permite fazer o planejamento da viagem de acordo com as condições climáticas. Se houver previsão de chuva, por exemplo, o motorista pode evitar um trajeto perigoso por algumas horas ou, até mesmo, por um dia.

4. Calculadora de frete da ANTT

Se manter atualizado em relação aos valores dos fretes praticados no país também é importantíssimo para qualquer caminhoneiro. Para facilitar a comunicação, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) criou um aplicativo que apresenta os valores de acordo com as suas resoluções mais recentes.

A versão mais nova do app, disponível no momento só na Google Play, já conta com a resolução  nº 5.842 do ano de 2019.

 

6. Carteira Digital de Trânsito

Já houve momentos em que você se preocupou enquanto procurava, sem sucesso, a carteira de habilitação (CNH)? Justamente para evitar situações assim, é recomendável baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que funciona, como o próprio nome indica, como uma versão digital do documento impresso — e está disponível para download para aparelhos com o sistema Android e com o sistema iOS.

Vale lembrar, no entanto, que, para que o app seja funcional, deve haver um QR Code no verso da versão impressa da sua CNH, e essa função já precisa estar habilitada no estado de registro.

Gostou de saber um pouco mais sobre a nossa lista dos principais aplicativos para caminhoneiros? Você já faz uso de algum deles? Conte nos comentário!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *