A administração de um posto de combustível requer habilidades, entre elas, como saber lidar com clientes, com funcionários, ter bons conhecimentos financeiros, cálculos e ter aptidões administrativas para poder lidar com o dia a dia de negócios.

É preciso ter, ainda, um pouco de flexibilidade com horários e com a equipe, já que os postos de combustível não seguem à risca o horário comercial – alguns funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pensando nesses e em outros aspectos, preparamos esse post com algumas dicas para administrar o seu posto de combustível com sucesso! Confira!

Como administrar um posto de combustível: 10 super dicas

Agora que você já sabe a diferença entre administração e gestão, listamos algumas dicas para você administrar um posto com sucesso!

1. Planeje

Monte um planejamento estratégico para o seu negócio, trace metas para atingir objetivos e, assim, crescer e manter a viabilidade do seu posto de combustível.

2. Inove

É fundamental estar sempre progredindo e implantando melhorias para crescer. É preciso inovar para se manter um passo à frente da concorrência. Inove nos seus produtos, no seu serviço, no que for possível.

3. Invista em marketing

Nunca se esqueça da importância que o marketing tem para o sucesso de seu negócio. É preciso fazer um nome, ser reconhecido no mercado, ser lembrado para poder se destacar. Invista em estratégias de marketing e conte com ajuda de um profissional para isso.

4. Conquiste clientes

Um negócio ― qualquer que seja ― precisa de clientes, e com o seu posto de combustível não seria diferente. Procure conquistar seus clientes, fazer com que voltem sempre. Agregue valor aos serviços oferecidos na pista, crie estratégias de fidelização. Conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter os clientes que você já tem, então por que não investir em fidelizar os seus clientes?

5. Monitore

Tenha a certeza de estar oferecendo tudo da melhor maneira possível para os seus clientes. Esteja atento à agilidade do atendimento na pista e no caixa, à qualidade dos produtos comercializados, à limpeza do ambiente, em tudo que possa influenciar nos seus resultados.

6. Controle as finanças

Por último, é importantíssimo saber administrar bem o setor financeiro do seu posto. Mantenha o orçamento sempre atualizado, com controle sobre as receitas e as despesas, acompanhe o seu lucro, evite o desperdício. Mantenha uma boa administração financeira para o seu negócio poder crescer.

7. Treine sua equipe

O atendimento é um item importantíssimo para a fidelização da clientela. Já no primeiro contato, é necessário mostrar que há atendentes atenciosos e dedicados. Para conseguir esse resultado, treine seu pessoal com capacitações recorrentes.

Considere a rotatividade de funcionários para evitar conflitos e desentendimentos desnecessários com o público. É fundamental que toda a equipe saiba abordar os consumidores e tenha conhecimento prévio sobre a execução correta dos serviços.

Além de defender a marca e ter na ponta da língua tudo aquilo que o posto oferece (como descontos e promoções), o time deve estar apto para:

  • contornar as adversidades;
  • dominar as regras do programa de fidelidade;
  • saber lidar quando o cartão do cliente não passar durante o pagamento.

8. Automatize processos de forma prática e eficaz

Hoje em dia, praticidade é palavra de lei em qualquer estabelecimento e contar com um sistema para postos de gasolina se tornou um ponto essencial para o bom funcionamento do negócio. Melhor ainda quando a ferramenta é desenvolvida por quem entende do assunto, isso é um grande diferencial!

9. Aproveite e explore seu espaço

Saber usufruir de sua localização é imprescindível para um posto de combustível, por exemplo, se você tem um espaço sobrando pode montar uma conveniência, ou alugar para pequenas lojas, tornando seu espaço um ponto de vendas que pode trazer mais clientes. 

Estacionamentos, lavagens, oficinas, são inúmeras possibilidades, tudo depende do seu interesse.

10. Seja um posto credenciado Rede Frota

Para começar, precisamos falar sobre o cenário dos negócios. Em um meio tão dinâmico e competitivo, sai na frente quem tem boas estratégias nas várias áreas organizacionais.

Essas estratégias envolvem boa publicidade, bons produtos e preços, ofertas imbatíveis, ações que envolvam o público-alvo, bons fornecedores e também parcerias que sejam um diferencial para o negócio

E quando falamos em diferencial, falamos em algo significativo, como aumento das vendas. Nesse sentido, ser um parceiro do Rede Frota traz esse diferencial ao seu negócio. 

E tem mais: você tem a garantia de recebimentos. Incrível, não?

Como se credenciar no Rede Frota

Para ser um posto credenciado Rede Frota, acesse nosso site e vá no menu “Rede credenciada” → “Faça parte”.

Depois é só clicar no botão “Candidatar meu posto agora” e pronto. Só aguardar nosso contato. 

Caso tenha alguma dúvida, fale conosco!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão destacados com *